Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 25 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS


MACS e Design de Moda da Uniso realizam exposição e doação de peças para moradores de rua

Notícia publicada em 13/06/2016



MACS e Design de Moda da Uniso realizam exposição e doação de peças para moradores de rua

Objetivo da ação é incentivar a solidariedade e o reuso de peças de roupa; evento é gratuito e aberto ao público

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) realiza, nos próximos dias 13 e 16 de junho, em parceria com os alunos de Design da UNISO, uma exposição inédita, seguida de doação de roupas criadas pelos próprios estudantes. No dia 13/6, o evento acontece na Praça Coronel Fernando Prestes, Centro, das 9h às 14h e, no dia 16/6, no MACS, na unidade Chalé Francês, que fica na Praça Maylasky, s/n, das 10h às 17h. A ideia é beneficiar os moradores de rua e as pessoas carentes que estejam passando pelo local e que poderão escolher e levar as peças para casa, sem nenhum custo.

A ação faz parte do Projeto Cordel da Moda, que propõe a criação de peças, a partir do reaproveitamento de roupas usadas e sobras de materiais que seriam descartados, reinserindo-os no ciclo de consumo, de uma forma sustentável, além de gerar uma atitude de solidariedade, com a doação das peças. “Os alunos arrecadaram, reformaram e transformaram algumas peças também, o que é muito bacana, porque reinventamos a ideia de doar só o que já está velho e sem boas condições de uso. Afinal, todo mundo merece se vestir bem”, explica Gabriela Delanhesi, organizadora do evento. A prática é comum entre grandes marcas contemporâneas, como a francesa Hermès, de roupas e acessórios, que criou uma linha de produtos à base de materiais descartados em seus processos de produção.

As peças que serão doadas na exposição foram confeccionadas a partir de outras peças e de sobras de materiais têxteis, arrecadadas por meio de uma campanha que distribuiu várias caixas coletoras pelo campus da UNISO, identificadas com o nome do projeto. Os estudantes colocaram o projeto em prática ao longo do semestre e, em maio deste ano, apresentaram uma prévia de suas criações, em um desfile conceitual, realizado na Cidade Universitária. “A aderência dos alunos foi conquistada rapidamente. Eles adoraram e incorporaram o projeto, arrecadaram peças na universidade inteira”, conta Laura Mattos, artista plástica, professora universitária, com especialização em Artes Visuais e mestrado em Têxtil e Moda.

Tudo isso irá colaborar para que ocorra uma restauração da filosofia de reaproveitamento, sustentabilidade e solidariedade. A ideia é que a ação gere diversas reflexões sobre a questão social, que orienta o cidadão a valorizar o próximo, acolhendo-o por meio da solidariedade. “Essa iniciativa surgiu em uma disciplina, da faculdade, em que trabalhamos a reutilização de materiais para a construção de novas peças de roupa. A intenção é que o aluno tenha consciência do impacto ambiental que a indústria de moda pode causar, aprendendo maneiras de minimizar essas consequências, por meio das suas criações e com o reaproveitamento de materiais”, afirma Laura.

Para Gabriela Delanhesi, é muito gratificante organizar uma ação como essa. “Ainda não pude ver a alegria das pessoas que vão receber as doações, mas tenho certeza de que será uma experiência muito valiosa. Na minha opinião, não precisamos de muita coisa para ajudar o próximo: apenas vontade e mão na massa”, destaca.

O Cordel da Moda foi desenvolvido de forma interdisciplinar nos componentes curriculares “Pesquisa de materiais em moda”, da professora Laura Mattos, “Laboratório de Modelagem 2”, da professora Lilian Sayuri Kauvauti, e “Produção de moda” e “Fotografia”, ambos da professora Luciane Panisson.

Serviço:

Varal solidário e Cordel da Moda

Quando? 13 e 16 de junho

Onde? No dia 13/6, na Praça Coronel Fernando Prestes, Centro, das 9h às 14h e no dia 16, no MACS, na unidade Chalé Francês (Praça Maylasky, s/n), das 10h às 17h.

Evento gratuito e aberto ao público


Fonte: Q Notícia


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 25/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock