Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Liliana Alves realiza mostra individual na Fundec

Notícia publicada em 30/09/2016



Liliana Alves realiza mostra individual na Fundec

Objetos do cotidiano como torneira, caneca, lata, martelo e vela ganham novos significados poéticos e narrativos nas pinceladas da artista plástica Liliana Alves. A representação pictórica desses utilitários corriqueiros faz parte de uma das três séries que compõem a exposição Para onde corre o olhar, da artista plástica Liliana Alves, que será aberta hoje para convidados, às 19h30, no saguão da Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro). Os trabalhos poderão ser vistos até 14 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Primeira mostra individual de Liliana após 11 anos, Para onde corre o olhar reúne mais de cem trabalhos inéditos confeccionados em diferentes suportes como tela, papelão e papel de jornal. "Optei por [pintar] objetos do dia a dia não só pela beleza das formas, mas no sentido de questionar as narrativas possíveis dessas coisas e como eles compõem os espaços onde a gente vive. Quis chamar a atenção desses elementos banais que estão na nossa frente e, muitas vezes, não enxergamos a beleza", explica.

Além de reproduções desses objetos do cotidiano que, nas palavras do artista plástico Paulo Pasta, "mesmo que não lhe sejam íntimos parecem reclamar por esse lugar", a exposição traz séries de autorretratos e de paisagens da cidade, com estética primitiva que se assemelha à linguagem da fotografia pinhole. Natural de Itajubá (MG) e radicada em Sorocaba há 35 anos, a artista assinala que a exposição reúne não apenas obras prontas, mas também estudos produzidos nos últimos 10 anos em seu ateliê localizado no Jardim América.

Cerca de 70% dos trabalhos expostos são estudos e fragmentos de exercícios de pintura da artista que convidam os visitantes a mergulhar no árduo percurso em busca da perfeição. "Para mim, o que mais importa no trabalho não é o resultado final e sim o processo, a busca por uma poética visual", comenta Liliana, reconhecendo que expor seu processo criativo também é uma forma de se expor.

Os estudos que evidenciam a incansável tentativa de busca de sua própria poética visual são radicalizados no conjunto de sete autorretratos, realizados como etapas de aprendizado sobre densidades e cores da pele. "Não é porque eu gosto de me ver. É porque esse é um exercício ajuda a aguçar o olhar", destaca. A curadoria da mostra é assinada pela própria artista, mas teve enorme contribuição de seus dois grandes mestres nas artes visuais: o paulistano Paulo Pasta e o sorocabano Pedro Lopes. Professores e amigos de Liliane, ambos são apontados como principais responsáveis por ensinar a ela a "gramática visual" e a "investigação profunda" da pintura.

Para acomodar os mais de cem trabalhos com dimensões variadas que vão de 10 por 10cm até 1,5 por 1,80m, o espaço expositivo situado no saguão da Fundec ganhou estruturas de andaime cedidas pelo Sesi Sorocaba, instituição parceira da artista na realização da mostra.

Serviço

A exposição Para onde corre o olhar, da artista plástica Liliana Alves, será aberta para convidados hoje, às 19h30, no saguão da Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro). Os trabalhos poderão ser vistos pelo público a partir de segunda (3) até 14 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrada gratuita


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock