Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 15 de Novembro de 2019

NOTÍCIAS



Jornalista preso na Síria relata experiência em palestra

Notícia publicada em 31/03/2014



Jornalista preso na Síria relata experiência em palestra

Muito mais do que conhecer e dominar as técnicas da profissão para se tornar um bom jornalista é essencial possuir algumas habilidades que, dificilmente, podem ser ensinadas em sala de aula. Ser curioso, determinado, sensível e saber a hora de ouvir e falar são alguns dos pré-requisitos que fazem a diferença nesta profissão.

Para um dos mais respeitados e premiados jornalistas do Brasil, Klester Cavalcanti, que foi preso e torturado na Síria, este profissional precisa ter habilidade para lidar, principalmente, com seres humanos. “Qualquer segmento do jornalismo, seja esportes, cultura ou atualidades, reportará, também, o lado do ser humano.O jornalismo lida com a paixão das pessoas”, aponta.

Recentemente, Klester lançou o livro “Dias de Inferno na Síria”, que relata sua experiência na cobertura da guerra civil na Síria, onde foi preso pelas forças do governo de Bashar al-Assad e torturado. Ele foi o único jornalista brasileiro a entrar na cidade de Homs, terceira maior cidade da Síria e centro dos combates mais intensos. Detido e sem direito a dar um telefonema sequer, passou seis dias na prisão. Foi trancafiado na Penitenciária Central de Homs, em uma cela com mais de 20 presos comuns, todos árabes e moradores da região. Durante esses dias, o jornalista brasileiro foi, várias vezes, ameaçado de morte, algemado e torturado. Ele dormiu e comeu no chão e só foi solto, quando o Governo brasileiro soube de sua prisão e intercedeu, oficialmente, junto ao Governo da Síria. “Se eu não fosse preso, talvez não tivesse a oportunidade de conhecer as histórias das famílias dos detentos que vivenciaram este cenário de destruição e medo”, revela um jornalista autêntico, único do mundo a vivenciar esta experiência e, saindo vivo, poder contá-la.

De volta ao Brasil, Klester escreveu o livro que já se tornou um sucesso de vendas e conquistou o Prêmio Jabuti de Literatura, em 2013. Acostumado a denunciar violações dos Direitos Humanos no Brasil, especialmente, na Amazônia, onde ele foi correspondente da revista Veja, por dois anos, conseguiu realizar seu trabalho mesmo no ambiente inóspito da prisão síria. Naquele microcosmo, estavam as personagens e as histórias de que precisava para retratar a guerra civil que acompanhava da cela, ouvindo os tiros e as explosões que vinham das ruas, as mesmas vias devastadas pela violência que viu e fotografou antes de ser capturado.

Para revelar toda essa experiência, o jornalista realiza palestra gratuita e aberta ao público e lança o livro “Dias de Inferno na Síria” em noite de autógrafos, na próxima terça-feira, dia 1/04, às 19h, no auditório da unidade Centro da ESAMC Sorocaba, localizada na Rua da Penha, 1.181. Os interessados devem realizar inscrição prévia, no site da faculdade: www.esamc.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3332-9901.

Em mais de 18 anos de profissão, o jornalista já trabalhou em alguns dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil, entre eles: Veja, Estadão e Isto É. Recebeu prêmios internacionais, como o de Melhor Reportagem Ambiental da América do Sul, conferido pela agência Reuters e pela ICUN (International Union for Conservation of Nature, ou União Mundial para a Natureza) e o Natali Prize, o mais importante prêmio de Jornalismo de Direitos Humanos do mundo. Já foi agraciado, também, com o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e com o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. "Dias de Inferno na Síria" é seu quarto livro. Ele também é autor de "Direto da Selva", "Viúvas da Terra" e "O Nome da Morte". Seus três últimos livros conquistaram o Prêmio Jabuti de Literatura em 2005, 2007 e 2013, respectivamente.

 

Serviço: Palestra com o Jornalista Klester Cavalcanti, autor do livro “Dias de Inferno na Siria”

Local: auditório da unidade Centro da faculdade ESAMC Sorocaba, que fica na Rua da Penha, nº 1.181.

Data: 1de abril (terça-feira)

Horário: 19h

Inscrições: www.esamc.br

Entrada: gratuita e aberta a todos


Fonte: http://jornalipanema.com.br/noticias/sorocaba/48714-jornalista-preso-na-siria-relata-experiencia-em-palestra


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 15/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock