Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 20 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS



Inverno exige tratamento especial para animais de zoo em Sorocaba

Notícia publicada em 05/07/2013



Inverno exige tratamento especial para animais de zoo em Sorocaba

O inverno exige atenção especial aos animais que vivem no Zoológico Quinzinho de Barros de Sorocaba (SP). A alimentação é reforçada e os ambientes adaptados para garantir conforto e evitar que eles fiquem doentes.

Na área das aves, o ambiente é adaptado para esse período do ano. Barreiras de proteção contra o vento e o frio são colocados ao redor das gaiolas. "Quando a gente planeja o recinto no zoológico, a gente já prevê essas proteções, tanto contra a chuva, quanto para o frio", explica o veterinário do zoo, Adauto Luis Veloso Nunes.

Alguns bichos não se importam com o frio e se aventuram na água, como é o caso do hipopótamo. Mas a maioria quer mesmo um canto quente para se aquecer . Os micos se abrigam em caixotes especialmente iluminados e aquecidos, colocados dentro do ambiente deles. "Eu ligo às 17h e, no dia seguinte, desligo às 8h da manhã" conta o tratator, Adelmar Silvestre.

Já os répteis exigem cuidados mais intensos, pois são muito sensíveis ao frio. Segundo os veterinários do zoo, temperaturas baixas alteram o ritmo biológico da espécie, provocando estresse e redução no apetite.

Por isso, o ambiente é todo adaptado para enfrentar o inverno, com aquecedores para manter a temperatura agradável o tempo todo. O funcionário do setor faz o monitoramento. "Entre 24ºC e 26ºC é o suficiente para manter o ambiente agradável para eles", explica o tratador Denis Araújo.

Outra mudança nessa época é na alimentação. Os animais comem mais e é preciso alterar um pouco as refeições para dar mais energia a eles. Além disso, nesse período do ano, os animais ainda ficam mais susceptíveis a doenças e, por isso, os veterinário e tratadores ficam atentos.

Qualquer sinal de fragilidade, os animais são levados para o setor de veterinária do zoológico. Como foi o caso de um sagui. "Os tratadores identificaram ele um pouco quieto e então o levamos para o setor para um cuidado preventino", conta o veterinário Adauto, que colocou o animal em uma sala aquecida para evitar qualquer tipo de doença por causa do frio.


Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/07/inverno-exige-tratamento-especial-para-animais-de-zoo-em-sorocaba-sp.html


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 20/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock