Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



IHGGS sedia exposição: Sorocaba para o Mundo, da artista plástica Roberta Urquiza

Notícia publicada em 10/10/2016



IHGGS sedia exposição: Sorocaba para o Mundo, da artista plástica Roberta Urquiza

Durante o período da mostra, visitantes poderão doar 1 kg de alimento ​​em prol do Centro Cultural Quilombinho

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), por meio do Núcleo Feminino de Apoio, recebe entre os dias 1​2​ e 25 de outubro, a exposição 'Sorocaba para o Mundo' da artista plástica Roberta Urquiza. A mostra é resultado de trabalho que a artista sorocabana tem feito para levar o nome de Sorocaba ao redor do mundo. No dia 1​1​​​, o vernissage é para convidados, a partir das 19h​30​, com apresentação do músico e produtor da Opus Produções Musicais, Milton Ferreira Junior.

Nessa mostra a artista apresenta telas com temas de várias coleções já desenvolvidas por ela, porém com obras novas e em formatos variados. Cada obra é criada com a técnica de espatulado e pincel e composta por tinta a óleo e acrílica, todas produzidas em formas abstratas. No último mês de agosto, a artista esteve em Miami, no estado americano da Flórida, onde além de expor, fez sua primeira curadoria internacional representando 43 artistas brasileiros nos EUA.

Segundo Roberta, cada exposição em Sorocaba é um presente para a cidade, que admira e reconhece seu trabalho. "Também fiquei muito lisonjeada por trazer minhas obras para o Instituto Histórico para serem vistas e apreciadas por todos. Acredito que os espaços públicos da cidade devem estar ocupados com obras de artistas da cidade e mais uma vez o IHGGS está de parabéns por nos dar essa acolhida", comenta Roberta.

Durante o período de exposição, os visitantes poderão doar 1 kg de alimento não perecível que será destinado ao Centro Cultural Quilombinho de Sorocaba. A entidade promove o resgate da auto-estima dos escravos descendentes através da valorização e da difusão da rica cultura afro-brasileira. E desenvolve projetos sociais para crianças e jovens da cidade."É um prazer poder ajudar uma associação que faz um trabalho importante para os jovens e crianças de nossa cidade", ressalta a artista.

Ao redor do mundo

Além de expor em Sorocaba, Roberta recebe diversos convites para expor no Brasil e no exterior. Em março deste ano, a arte de Roberta foi apresentada em uma das maiores vitrines do mundo, nos Estados Unidos, a Galeria Saphira & Ventura, em Nova York. Também levou seu trabalho para a mostra Arte Brasileira em Viena, na Galeria Koko, Áustria.

Entre os meses de abril e maio, suas obras foram apresentadas na galeria Porto Art Gallery, na cidade do Porto, em Portugal. A artista também já teve trabalhos expostos em outras partes do mundo, incluindo o Carrousel du Louvre, na capital francesa, e ainda em Boca Raton, na Flórida (EUA). Em junho deste ano, Roberta também expôs nas cidades brasileiras de Itapetininga, interior de São Paulo e Búzios, no Rio de Janeiro. Também em junho suas obras foram para Vaduz (Principado de Liechtenstein), na fronteira com a Suíça. E mais recentemente, entre os dias 20 e 31 de agosto, na galeria Art&Design, em Miami.

Em Sorocaba, recentemente a artista expôs na Câmara Municipal de Sorocaba e no Pátio Cianê Shopping, que recebeu mais de 3 mil pessoas durante dois meses de exposição. Ainda este ano, a artista também apresentou suas obras no Anuário In Casa 2016, com uma exposição no hotel Pitangueiras. Outras coleções da artista estão ainda expostas na rede de hotéis Nacional Inn e Golden Park e em vários restaurantes da cidade.

Sobre a artista

Roberta Urquiza teve os primeiros passos no cenário artístico quando começou a fazer aulas de pintura aos 20 anos de idade. Logo no início da carreira foi descoberta pela mesma curadora de Romero Britto, a Pâmela Ricci, e seu trabalho foi ganhando notoriedade e reconhecimento. Empreendedora nata, Roberta, também esteve à frente de pequenos negócios, mas nenhum ligado à arte. Estudiosa, a artista aprofunda seus conhecimentos com formação em artes plásticas, designer de interiores e história da arte, onde vive em constante atualização nos estudos, conciliando o trabalho intenso de ateliê.


Fonte: S8 Comunicação Integrada


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock