Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 03 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Grupo Abayomin recebe bailarino Ismael Ivo para qualificação

Notícia publicada em 02/09/2016



Grupo Abayomin recebe bailarino Ismael Ivo para qualificação

Condecorado em 2010 com a medalha da Ordem do Mérito Cultural do Brasil -- maior honraria outorgada no país como reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira --, o coreógrafo e bailarino Ismael Ivo exerce fora dos palcos o papel de "semeador de possibilidades", ao dispor de parte de seu tempo para orientar e qualificar grupos de dança do litoral e do interior de São Paulo, incluindo Sorocaba.

Por meio do projeto de Qualificação em Dança da Secretaria Estadual de Cultura, coordenado pela organização social Poiesis, Ismael Ivo tem realizado neste ano visitas a companhias de dança de 13 cidades paulistas com a missão de "ambicionar um desenvolvimento artístico de alto nível", descreve o bailarino.

O projeto que visa interiorizar a dança contemporânea e descentralizar a formação foi inspirado no Projeto Ademar Guerra, que há 19 anos presta qualificação de grupos de teatro sediados fora da capital. Em Sorocaba, o grupo de dança selecionado para receber qualificação com Ismael Ivo é o Abayomi"n. "Para nós, receber orientações de um artista desse porte é uma oportunidade incrível de aprendizado, crescimento e amadurecimento", comenta Maria de Lourdes Moraes, coreógrafa do grupo fundado em julho de 2014 com intuito de investigar e divulgar a dança e a cultura afro-brasileira.

A primeira rodada de visitas de Ismael Ivo às sedes dos grupos contemplados ocorreu no início deste ano, quando ele pôde fazer um "raio-x" da proposta estética e do eixo de pesquisa desenvolvido por cada companhia. "Com a minha visão, procurei levar informações, técnicas de dança e vocabulário de corpo que pudessem ampliar o universo artístico de cada grupo", relembra. Agora, retornando à cidade dos grupos para uma "ronda final", ele afirma ter constatado evolução da qualidade técnica e criativa dos participantes.

Apesar do programa prever apenas duas orientações presenciais no ano, o bailarino destaca que o desejo de "investir e apostar" no potencial desses grupos -- alguns sediados em regiões carentes -- o motivou a prestar orientação continuada à distância, por meio de serviço de videoconferências via internet. "Eu costumo dizer que saio pelo Estado com um saco de adubo nas costas e vou adubando terrenos. Sem dúvidas há sementes e mudas de criatividade por todas as partes, mas é preciso acompanhar e cuidar, senão o terreno fica muito árido e essas iniciativas não crescem", compara o artista.

Também responsável por selecionar os grupos candidatos a receber qualificação artística, Ismael Ivo revela que ficou comovido com a proposta do grupo Abayomi"n, cuja a pesquisa é baseada na resgate das raízes da dança e da cultura de matriz africana. "Eu lembrei de um fato muito importante para mim, que é na região de Sorocaba, se não me engano em Salto de Pirapora, ainda existir um reduto quilombola [Quilombo Cafundó]", comenta, citando outra lembrança que o liga afetivamente a Sorocaba: o falecido amigo Denilton Gomes, fundador do grupo Pró-Posição, ao lado de Janice Vieira, e considerado um dos bailarinos mais importantes do Brasil nas décadas de 1970 e 1980. "Ele foi um dos bailarinos mais fascinantes que eu vi na minha vida", afirma o coreógrafo.

Além de Sorocaba, cuja a visita ocorreu na noite da última quarta-feira (31), nas dependências do Sesc, o roteiro de cidades contempladas inclui Assis, Registro, Piracicaba, Indaiatuba, Várzea Paulista, Birigui, Santos, São Bernardo do Campo e Pindamonhangaba.

Os encontros com os grupos dessas cidades marcam a finalização do processo de orientação artística, que será encerrado oficialmente durante a Mostra de Dança 2016, que acontece entre os dias 16 a 18 de setembro em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. O evento contará com espetáculos abertos ao público em geral, mas a principal proposta, assinala Ismael Ivo, é que os ganhos de cada grupo sejam compartilhados com os demais. "Criar laços de cooperação entre os artistas é fundamental para que a atividade não morra", conclui o artista, que entre 2005 a 2012 foi o curador da área do festival de dança da Bienal de Veneza e atualmente é diretor artístico do ImPulsTanz, como é denominado o festival internacional de dança de Vienna.


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 09/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock