Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 03 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Girls Rock Camp Brasil

Notícia publicada em 16/01/2014



Girls Rock Camp Brasil

Até amanhã sessenta meninas com idades entre 7 e 17 anos passarão os dias nas dependências da Escola Estadual Júlio Bierrenbach Lima, no bairro Santa Rosália, aprendendo uma disciplina: o rock and roll.

Desde a última segunda, dia 13, a escola está recebendo a segunda edição do Girls Rock Camp Brasil, um acampamento diurno no qual as garotas participantes são convidadas a vivenciar várias etapas do mundo da música e do Showbizz como tocar um instrumento, formar uma banda e compor músicas. Isso tudo, porém, são apenas detalhes dentro de um projeto transversal ainda mais audacioso e transformador.

De acordo com a coordenadora do Girls Rock Camp, a socióloga, educadora e musicista Flávia de Souza, conhecida como Flávia Biggs, o principal foco do projeto pioneiro na América Latina é fortalecer laços de solidariedade e promover a autoestima, o empoderamento feminino e o protagonismo infantojuvenil das campistas. "A música é um meio facilitador, pois ela tem o poder de conquistar as pessoas, especialmente as crianças", explica.

Com um método simples e rápido, são ensinadas noções básicas dos instrumentos, composição musical e trabalho em grupo. Mas também são realizadas atividades e oficinas de defesa pessoal, confecção de fanzine, expressão corporal e imagem e identidade, que inclui a história da luta das mulheres por igualdade de oportunidades.

No sábado, às 15h, as meninas sobem ao palco do Asteroid Bar para mostrar um pouco de tudo o que aprenderam durante os cinco dias de acampamento.

O sucesso da primeira edição do Girls Rock Camp, realizada em janeiro do ano passado, foi tão grande que as 60 vagas abertas em outubro foram preenchidas em apenas 15 dias. "Uma lista de espera com outras 30 garotas foi criada", detalha Flávia.

Diante da grande procura de meninas interessadas em participar do acampamento de férias, a coordenadora do projeto estuda a possibilidade de ampliar para cem o número de vagas para 2015.

"Foi a melhor semana de toda a minha vida, por isso eu quis voltar", afirma a campista Yasmin Geffer de Oliveira, 11 anos. Depois de aprender as primeiras notas no contrabaixo no acampamento de 2013, ela formou a banda Lady Girls também composta por sua irmã gêmea Isabelle (bateria) e a amiga Eduarda Flores (guitarra e vocal) que também participam da segunda edição do acampamento.

O Girls Rock Camp é um projeto sem fins lucrativos e a sua realização depende de uma série de parcerias, como fornecedores de instrumentos musicais e amplificadores, doações da comunidade e, claro, da dedicação de voluntárias que vêm de várias partes do Brasil. "Abrimos 66 vagas para voluntárias e recebemos mais de cem inscritas. Então, tivemos que analisar currículos e selecionar aquelas que têm mais envolvimento com música, educação e a questão do empoderamento feminino", detalha Flávia.

Há dois anos morando na Argentina, a paulistana Mariana Aranha aproveita as férias de seu trabalho, como professora de circo em Buenos Aires, para se dedicar como instrutora do acampamento. "Essa é a segunda vez que eu participo e é uma experiência incrível. Venho para o Brasil para ajudar as meninas e aproveito a oportunidade e visito a minha família", conta.

Escola do rock

Compreendendo o caráter transformador do Girls Rock Camp para as meninas, Maria Helena Vieira de Camargo, diretora da Escola Júlio Bierrenbach Lima, disponibilizou pátio e salas de aula para a realização do projeto. "As parcerias com a comunidade fazem parte do projeto pedagógico da escola. Acho importante a escola estar inserida no contexto social da comunidade", destaca.

Os primeiros dias de acampamento têm sido de muito aprendizado para Joana de Medeiros, que veio de Florianópolis, Santa Catarina, especialmente para participar do Girls Rock Camp. "Estou gostando muito. Estou aprendendo a cantar e fazendo muitas amizades", conta.

Futuros projetos

Além da ampliar o número de vagas para campistas na próxima edição de Sorocaba, outro objetivo das organizadoras é conseguir uma sede própria, onde funcionaria um instituto com aulas no contra turno da escola e atividades de arte-educação. "Outra meta para 2015 é levar o Girls Rock Camp para a Argentina", detalha a coordenadora do projeto.

Serviço

A apresentação das bandas no Asteroid Bar acontece no sábado, dia 18, às 15h, e é aberta para público geral. O Asteroid Bar que fica na rua Aparecida, 737, Santa Rosália. A entrada custa R$ 10. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/galeria/142173


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 09/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock