Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 05 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Galeria valoriza artistas locais e oferece oficinas

Notícia publicada em 17/05/2016



Galeria valoriza artistas locais e oferece oficinas

Os empresários sorocabanos Léo Cuófano e Talyta Vecina precisaram dar a volta ao mundo para constatar que a grama daqui é tão verde quanto a dos 22 países, de cinco continentes, que eles visitaram ao longo de 11 meses.

Após essa enriquecedora experiência de "reciclagem" humana, o casal retorna à cidade natal para abrir o Theo Art Gallery, uma galeria comunitária que visa valorizar artistas de Sorocaba e região e, ao mesmo tempo, contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. "A proposta é combinar a sofisticação de grandes galerias com espaço de convivência, experiências e compartilhamento", afirma Léo. 

Talyta detalha que uma das ideias é que o novo espaço receba exposições de artes visuais e, em contrapartida, os artistas ofereçam oficinas e workshops para meninos e meninas assistidos por entidades assistenciais da cidade. 

Localizado na Rua da Penha, 1.147, no Centro, a galeria de 400 metros quadrados abriu as portas no início deste mês e conta atualmente com obras dos artistas visuais Nacho, Vine, Ferle, Torê, Felipe Fejão e Danilo Rek, produzidas em diferentes suportes como tela, grafite, colagem, stêncil e intervenção em fotografia.

Como nas galerias de arte tradicionais, todas as peças expostas estão à venda, mas esse é um objetivo secundário, garante o casal. "O principal objetivo é fazer algo bom para quem está próximo. A gente quer ajudar a promover a valorização daqueles artistas da cidade e da região que são tão talentosos quanto os de São Paulo ou Nova York, mas, muitas vezes, não têm o mesmo reconhecimento", defende Talyta.

Empreendedores da internet, os empresários que comandam cinco startups de desenvolvimento tecnológico para lojas virtuais, aplicativos e portais de variados ramos, se definem como "apreciadores das artes em geral". Aliás, o casal assinala que a galeria comunitária está aberta para receber outras modalidades artísticas, como shows musicais e espetáculos teatrais e circenses.

O interesse do casal pelas artes visuais se acentuou durante a viagem ao redor do mundo, iniciada no ano passado, com intuito de "sair da zona de conforto". Principalmente nas passagens pelos países da Europa, eles constataram que grande parte das casas era decorada com obras de arte de artistas locais, reconhecidos e valorizados por suas comunidades.

Theo, o nome da galeria, é uma homenagem ao irmão mais novo de Vincent van Gogh (1853-1890), que foi responsável por dar suporte financeiro para que o artista holandês pudesse se dedicar exclusivamente à pintura. "Enquanto muitos julgavam o artista como depressivo, seu irmão Theo, totalmente visionário, vislumbrou não somente as inúmeras qualidades e habilidades de Vincent, mas também, que o mundo inteiro um dia seria capaz de admirar e respeitar a arte de seu irmão", descreve Léo Cuófano. 

Projetos sociais 

De acordo com Talyta, o primeiro curso de artes será aberto na galeria em julho e vai atender adolescentes indicados por entidades assistenciais parceiras. Segundo a empresária, a galeria não possui fins lucrativos e todo o lucro da venda das telas será revertido às ações sociais dessa natureza. "Hoje temos condições de bancar vinte crianças por mês, porque isso inclui transporte e lanches. Para que o projeto possa crescer mais e atingir um ainda público maior, a gente está aberto a parcerias e patrocínios de empresas interessadas", convida.

Além das oficinas de arte para jovens em situação de risco, o espaço também abrigará outros projetos sociais como a Feira Orgânica no Centro da Cidade, em parceria com a Amarantos Orgânicos. A primeira edição ocorre no próximo sábado (21), das 15h às 20h, e terá alimentos orgânicos produzidos por mais de 20 famílias da região.

Também inspirado em experiências coletadas na viagem ao redor do mundo, o casal abrirá as portas da galeria no próximo domingo (22), das 10h ao meio-dia, para o projeto Domingo Zen, com prática de ioga coordenada por Dennis Garcia. Esta atividade custa R$ 20.  


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 09/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 10/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 11/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock