Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 28 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Fiéis iniciam quaresma com missa da Quarta de Cinzas

Notícia publicada em 06/03/2014



Fiéis iniciam quaresma com missa da Quarta de Cinzas

Cerca de 500 fiéis compareceram na missa da Quarta-feira de Cinzas na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, em Sorocaba, durante a tarde de ontem. A celebração marca o início da Quaresma, período em que os católicos se preparam para a comemoração da Páscoa.

Durante a missa, os cristãos participaram de um ritual com cinzas, abençoadas pelo sacerdote, recebidas em forma de cruz sobre suas testas. Ao ser traçado o sinal da cruz sobre a fronte do fiel, são ditas as frases "Convertei-vos e crede no Evangelho" ou "Lembra-te, homem, que és pó ao pó hás de voltar". Este rito é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão e da mudança de vida, recordando a passageira e efêmera fragilidade da vida humana sujeita à morte.

A administradora de Recursos Humanos Maria Cristina de Almeida Gomes levou o esposo e a filha para receber as cinzas. Para ela, o início da Quaresma é um momento de conversão. "Refletimos e nos preparamos para a Páscoa, mas não adianta vir hoje e depois só na missa da Páscoa, por exemplo. A conversão e oração devem estar presentes todos os dias", analisa. Para a auxiliar de produção Ana Paula da Silva, as cinzas representam mudanças. "Somos marcados com um sinal de conversão para a Quaresma", ressalta.

Durante o tempo quaresmal os fiéis encontram-se em jejum, oração e caridade. Assim como a Sexta-feira Santa, a Quarta-feira de Cinzas é um dia de jejum e abstinência para os cristãos. Segundo o pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Sorocaba, Rodolfo Morbiolo, a abstinência de carne remete ao mistério da condição humana, carnal, pecadora. "Quando neste dia não comemos carne, isto é um sinal de que reconhecemos nossa condição humana necessitada de Deus", explica. De acordo com o padre, as cinzas são fruto da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano passado. "Eles secaram e nós os queimamos para usarmos como sinal penitencial nesta data", expõe.

A Quaresma remete ao número 40, quantidade de dias extremamente simbólicos na Bíblia, segundo o padre Rodolfo Morbiolo. "Recordam os quarenta anos de caminho do povo de Israel à Terra Prometida, como também recordam os quarenta dias de tentação no deserto. Este tempo está associado à imagem do deserto, muito significativa em se tratando do tempo quaresmal ser um tempo de "retiro" para ouvir a Deus sobre nossas escolhas e a sua vontade em nossa vida", frisa.

Tráfico humano

Com o tema Fraternidade e Tráfico Humano e lema É para a liberdade que Cristo nos libertou, a Campanha da Fraternidade (CF) 2014 foi lançada oficialmente ontem à noite em Sorocaba, durante celebração do arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales, na Catedral Metropolitana de Sorocaba. A campanha tem como proposta enfocar um tema social que representa o pecado do mundo sobre os mais oprimidos e buscar a sua conversão.

O seminarista Rogério Francisco da Silva, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Votorantim, destaca que o objetivo é conscientizar as pessoas. "Cada cristão é convidado a se lançar em atitude de olhar com maior ênfase este tema e nossa Arquidiocese vem ao encontro de fazer com que todos se conscientizem e até mesmo trabalhem em suas pastorais, movimentos e demais segmentos", frisa. De acordo com Rogério, a busca pela melhor solução para o tráfego de pessoas é por meio de orações e ações. "Através disso é possível sermos uma semente que frutifique em meio a esta realidade tão sombria em nosso meio".

Para o padre Tadeu Rocha Moraes, pároco da Catedral Nossa Senhora da Ponte, de Sorocaba, a campanha além de propor uma reflexão aos fiéis serve de estímulo para autoridades políticas. "Não é só a Igreja que possui o papel de alertar. A campanha propõe reflexões sobre o mercado sujo que o tráfico de pessoas acarreta e, com isso, esperamos que a legislação e organização da sociedade sejam revistas", conclui. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/534992/fieis-iniciam-quaresma-com-missa-da-quarta-de-cinzas


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock