Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Festa das Tradições acontece no fim de semana

Notícia publicada em 21/08/2014



Festa das Tradições acontece no fim de semana

O legado de gaúchos, nordestinos e dos colonizadores tropeiros poderá ser conhecido, conferido, degustado e até dançado neste sábado (23) e domingo (24) na Festa das Tradições que a Secretaria da Cultura (Secult) promove, dentro da agenda comemorativa dos 360 anos de Sorocaba, na área do antigo Matadouro Municipal.

No primeiro dia, o recinto estará aberto a partir das 16h e as apresentações começam com Geraldo Magela no show “Minas Canções”, composto por músicas autorais que misturam ritmos brasileiros como baião, coco, ciranda, bumba-meu-boi e o calango minero. Segundo o artista, a performance se caracteriza pela cultura regional-urbana fruto da sua própria vivência. O repertório traz as Minas Gerais para o palco por meio da poesia cantada e conta sua vida, a saudade da terra natal e da infância na fazenda.

Das 18h às 19h, a cantora Márcia Mah é mais uma atração musical com seu “Pelos Caminhos da Música Tropeira”.

A herança cultural e a importância histórica do tropeirismo na construção do Brasil de hoje, é apresentado na história cantada do tropeiro Gonçalim e sua mula Ruana. Com lirismo e bom humor, a saga do ciclo do muar vai se revelando nas trocas culturais na bagagem repleta de sons e sonhos. Interpretando diversos contos e desvendando os signos do mapa “Rota do Tropeirismo” que integra o cenário e indica caminhos por onde as personagens constroem sua história; o espetáculo faz uma visita à memória de tantas gerações, mantendo vivas todas as manifestações que integram esse fazer-se brasileiro.

Bailão

A noite termina com a participação do Alma Gaudéria que vai fazer um baile gaúcho “Vaneira para o Brasil!”, das 19h às 22h. O grupo vem se consolidando como um dos maiores nomes da música gaúcha da nova geração, realizando shows por todo o país e levando alegria do ritmo por onde passa. Graças a isso, está conquistando seu espaço no segmento da música regional do sul do Brasil.

Nascido em 2007, o Alma Gaudéria tem cinco CDs lançados e mais de setecentas apresentações pelo país. “Vaneira para o Brasil” é o nome da turnê 2014 e conta com a a participação dos grupos Os Serranos e Os Monarcas, que reforçam o sucesso desta nova geração.

Para quem aprecia a tradição sulista, o Alma Gaudéria leva para o palco a pegada da música fandangueira com uma alegria contagiante no palco.

Domingo

Dotada de uma estrutura com praça de alimentação e barracas de comidas típicas, a Festa das Tradições ainda reserva muito entretenimento para o domingo (24), a partir das 12h. Além de poder almoçar uma das delícias que serão servidas, o visitante assistirá aos shows de Mariano da Viola, que traz a moda de viola para o palco das 12h às 14h.

Em seguida, outro representante da cultura regional anima a festa. Patrimônio da vizinha Capela do Alto, o grupo Fandango de Chilenas dos Irmãos Lara, formado por homens, adultos e crianças, sem limites de idade, os “dançadores” mostram sua arte das 14h às 15h.

O fandango está no sangue da família Lara que, durante as apresentações, chega a ter até 18 participantes, sendo de dois a três violeiros, um apresentador, além de 12 a 14 "dançadores" em pares. Atualmente, o grupo é dirigido por Francisco de Lara, de 78 anos e é formado basicamente pela família. Ele sente o imenso prazer em dividir o palco com seus filhos, netos, e bisnetos. São quatro gerações levando a tradição dos valores culturais herdados dos seus antepassados, que também foram Tropeiros e Fandangueiros.

O grupo teve sua origem por volta de 1957 e ainda hoje conta os remanescentes daquela época, como o próprio Francisco de Lara e Antonio Moreira. Ao longo deste tempo, muitos se foram ou deixaram o grupo, mas ainda são representados por seus filhos e netos.

As atrações do dia continuam com a dupla Rochinha da Viola e Luiz Henrique, tocando das 15h às 17h. Antonio Freire e Quinteto, além do grupo sorocabano Velha Maromba fazem mais um baile-show para fechar com chave de ouro a Festa das Tradições.

Enquanto Rochinha e Luiz Henrique abusam da viola no ritmo sertanejo raiz, o Velha Maromba vem com o forró pé-de-serra, baião, xote e arrasta pé, além de canções de manifestações culturais típicas do norte e nordeste do Brasil.

O prédio do antigo Matadouro Municipal está instalado numa área localizada no final da rua Paes de Linhares, na região do Jardim Brasilândia. A entrada é gratuita.


Fonte: http://jornalipanema.com.br/noticias/sorocaba/52458-festa-das-tradicoes-acontece-no-fim-de-semana


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock