Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS



Feira do Rolo tem primeira edição no Casarão de Brigadeiro Tobias

Notícia publicada em 01/07/2013



Feira do Rolo tem primeira edição no Casarão de Brigadeiro Tobias

Promover o encontro de roleiros, incentivar a troca de objetos ligados à cultura tropeira e manter viva essa tradição é a proposta da "Feira do Rolo", que teve seu primeiro encontro oficial realizado ontem no Casarão de Brigadeiro Tobias. Mais de 20 roleiros estiveram presentes ontem no evento que, segundo Álvaro Augusto Antunes de Assis, idealizador da feira, serviu de experiência.

Segundo o tropeiro, os negócios feitos à base de troca, o chamado rolo, é comum e ocorre frequentemente nos encontros de tropeiros e cavaleiros que andam por essas bandas de Sorocaba.

"É daí que vem essa tradição da cidade para o tino comercial." No entanto, os roleiros não têm um local e uma data para encontros oficiais para suas barganhas. "Resolvemos experimentar reunir os roleiros porque o lugar pode se transformar num ponto de encontro, a exemplo do que acontece na Serra na Mantiqueira, onde há uma feira tradicional."

Virar tradição
A Feira do Rolo foi promovida pela Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) e realizada em parceria com o Centro de Treinamento 4A. A ideia é que o encontro esteja no calendário sempre no final do mês de junho - ou que aconteça com mais frequência. "Não sei ainda quando será a próxima, mas o meu desejo era que fosse ao menos uma vez por mês", confessa o tropeiro sorocabano.

O próprio Álvaro não estava ali somente como organizador, mas também como roleiro. Negociava a cobertura de um de seus jumentos por R$ 1mil. "É jumento novo e será a primeira cobertura. Depois que as crias nascerem e derem bons exemplares, o preço sobe", disse ele, aproveitando para "vender seu peixe".

Entre os roleiros que foram ao local para vender ou trocar seus pertences, e que levaram até animais para fazer negócio, estava Antônio Carlos Fernando, 29 anos. Metalúrgico, ele aprendeu com o avô que era domador de cavalos, a arte do rolo.

Em meio à botas, arreio, laço, argolas de prata para serem usadas na cabeçada que vai nas mulas ou nos cavalos, ele comemorou o acontecimento. "É muito legal ter essa Feira do Rolo. É bom para os roleiros e bom para manter nossa tradição".
Mais informações sobre a Feira do Rolo podem ser obtidas pelo telefone (15) 3236-6856.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/483369/feira-do-rolo-tem-primeira-edicao-no-casarao-de-brigadeiro-tobias


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/02/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock