Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 20 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS



Exportação de café marca expansão econômica no interior de São Paulo

Notícia publicada em 26/05/2014



Exportação de café marca expansão econômica no interior de São Paulo

 O interior de São Paulo tem um papel importante em um dos principais pilares da economia brasileira, a exportação. Este é o tema da série especial de reportagens Made in Interior, que começa a partir desta segunda-feira (26).

A economia do interior paulista começou com a feira de muares, com as exportações do café, mas se desenvolveu e se fortaleceu mesmo nos trilhos do trem. As empresas ferroviárias de transporte de cargas e passageiros foram as responsáveis por encurtar as distâncias com os países vizinhos. Em Bauru (SP), era onde ficava o maior entroncamento ferroviário do país, que ligava a maior cidade do da América do Sul: São Paulo ao Centro Oeste Brasileiro e também a países vizinhos como a Bolívia. Pela estação circulavam em média mil pessoas por dia.

Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, que foi presidente da Província de São Paulo e hoje é conhecido como patrono da Polícia Militar, foi fundamental para a balança comercial do Brasil Império, ao corrigir uma rota na estrada de Santos (SP) para facilitar o transporte de sal e especiarias que vinham da Europa e aproveitou para incrementar as exportações de açúcar, café e algodão que já eram produzidos em Sorocaba (SP).

De acordo com a historiadora Sonia Paes, Brigadeiro Tobias pode ser considerado um grande empreendedor. “Ele é um grande personagem da nossa história. Alguém que tinha a política de um lado e o empreendedorismo do outro. Um visionário que avistou o liberalismo como o povo o povo tendo voz, participando da economia”, relata.

Depois veio o chamado “Ramal de Mairinque”, uma nova ligação ferroviária do Interior com o porto de Santos, que incrementou a exportação de produtos paulistas. O crescimento do mercado fez do estado de São Paulo líder na exportação de outros produtos, como a carne bovina. Parte da carne que alimenta 142 países é produzida na região de Araçatuba.

O crescimento do mercado fez do estado de São Paulo líder na exportação de outros produtos, como a carne bovina. Parte da carne que alimenta 142 países é produzida na região de Araçatuba.

Os pecuaristas das redondezas afirmam que essa parte do estado é responsável por fazer a arroba do boi valer como ouro. De acordo com Alfredo Neves Filho, de 83 anos, muitos criadores se reuniam na praça para negociar e fechar o preço dos animais. “A gente chegava a vender mil, duas mil cabeças de gado na praça. Por isso ficou conheço como a Praça do Boi”, lembra.

O estado se tornou campeão de carne bovina. Mas o interior paulista também conquistou espaço em outros países com os produtos dos campos. Esse será o tema da matéria desta terça-feira (27).

Você pode conferir depoimentos e informações extras no site oficial da série Made in Interior


Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/made-in-interior/noticia/2014/05/exportacao-de-cafe-marca-expansao-economica-no-interior-de-sao-paulo.html


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 20/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock