Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 20 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS



Evento celebra os 126 anos da abolição da escravatura

Notícia publicada em 13/05/2014



Evento celebra os 126 anos da abolição da escravatura

Em comemoração à assinatura da lei que pôs fim à escravidão no Brasil, que completa hoje 126 anos, o Conselho Municipal de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN) promove hoje um evento alusivo à data. O Dia da Abolição da Escravatura será celebrado com a apresentação do coral de crianças do Centro Cultural Quilombinho e do Grupo Balakogê, além de uma homenagem às mães representantes das escolas de samba de Sorocaba. A solenidade ocorre a partir das 19h, na praça Castro Alves, em frente ao monumento da Mãe Negra (avenida Comendador Pereira Inácio, defronte à rodoviária).

A lei assinada pela princesa Isabel há mais de um século estabeleceu a extinção da escravidão por completo, diferentemente de normas anteriores que determinavam medidas que tratavam do tema de maneira parcial (como as leis que previam a libertação de escravos com mais de 65 anos ou a proibição do trabalho forçado para menores de 18 anos). Apesar disso, a conquista não marcou o fim da luta da comunidade negra contra a desigualdade, o que se estende até os dias atuais e, na visão da presidente do Centro Cultural Quilombinho, Rosângela Alves, merece destaque nesta data.

Para ela, tão importante quanto as homenagens prestadas neste dia histórico é provocar uma profunda reflexão sobre a importância do negro para a história do Brasil, bem como em relação a seu posicionamento na sociedade atual. "Para nós da comunidade negra é um dia reflexivo, mais em especial sobre o pós-abolição, quando nossa etnia estava liberta. Mas a pergunta que fica é: liberta de que? Só das algemas?", questiona, referindo-se à existência do racismo ainda nos dias de hoje e à importância de se promover discussões sobre o assunto.

Rosângela cobra maior efetividade em políticas públicas voltadas ao combate à segregação racial, mas para isso, acredita que seja necessário um fortalecimento dos instrumentos de fomento à igualdade racial já existentes. "Acredito muito na educação. Só através dela é que podemos fazer essa mudança. Hoje temos uma lei que determina o ensino da cultura africana em nossas escolas, então é importante que isso seja efetivado".

A presidente do Quilombinho acredita ainda que com a era da informação chegou o momento de fortalecer ainda mais a luta dos negros por seu devido espaço na sociedade. "Desde a abolição da escravatura estamos obtendo nossas conquistas, então temos de continuar lutando. Hoje em dia, o racismo está repercutindo no futebol e na mídia, mas vimos passando por isso a vida toda. É uma questão a ser tratada com respeito e seriedade", conclui.  


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/546616/evento-celebra-os-126-anos-da-abolicao-da-escravatura


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 20/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock