Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Estudantes enfrentam maratona de desenvolvimento para o Windows 8

Notícia publicada em 11/11/2012



Estudantes enfrentam maratona de desenvolvimento para o Windows 8

'Wowzapp' é realizado em mais de 50 países simultaneamente.
No Brasil, cidade escolhida para sediar o evento foi Sorocaba, SP.

Passar um fim de semana inteiro conectado ao computador para desenvolver jogos e aplicativos para o Windows 8. Este é o desafio de milhares de estudantes que participam, neste sábado (10) e domingo (11), do 'Wowzapp 2012: Hackaton para Windows".

O evento acontece simultaneamente em mais de 50 países. No Brasil, o local escolhido para sediar a maratona foi a Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), em Sorocaba (SP).

Os cerca de 280 participantes, de vários estados brasileiros, têm 36 horas para desenvolver aplicativos e jogos para o novo sistema operacional da Microsoft, lançado há duas semanas. Para isso, eles têm à disposição o Visual Studio 2012 Express e isenção na taxa de assinatura da Windows Store, onde serão publicados os aplicativos.

Além do aparato tecnológico, os participantes também recebem apoio na parte física, com alimentação, vestiários com chuveiros e pufes, para os que quiserem trocar a tela do computador por umas horas de sono – embora a maioria esteja acostumada a passar madrugadas inteiras conectada.

O francês David Aparicio, de 22 anos, é um dos que aceitaram encarar a maratona de programação. Ele cursa engenharia de computação na Unicamp, em um convênio com o Insa (Institut National des Sciences Appliquées), em Lyon. “É bom para já se acostumar com o sistema operacional da Microsoft. Como várias empresas no mundo todo usam a plataforma Windows, é uma boa maneira de entrar no mercado de trabalho”, diz o estudante.

David pretende desenvolver um aplicativo para ser usado em conjunto com um projeto que ele tem de casa sustentável. “Meu projeto prevê a instalação de sensores pela casa que vão informar o aplicativo se uma luz está ligada, ou se o aquecimento pode ser desativado, para ajudar o morador a consumir menos energia elétrica”, explica.

Para Germanno Domingues, de 24 anos, o desenvolvimento de aplicativos não é novidade. Aluno do 3º ano da Facens, ele é autor do jogo “Palavras Cruzadas – BR”, que já foi baixado cerca de 450 mil vezes desde que foi lançado para a plataforma Android, há dois meses. Agora ele pretende fazer a “portabilidade” do jogo para o Windows 8. “Apesar de ser uma linguagem diferente, ficou relativamente fácil fazer a adaptação. Só preciso trocar alguns códigos e trabalhar na parte gráfica”, afirma o estudante.

Germanno foi ao evento acompanhado pelos colegas de curso, que ajudaram a apontar os “defeitos” do aplicativo. “É importante passar o programa pela avaliação dos outros, que apontam problemas que passam batido por quem desenvolveu”. Apesar do aplicativo ser gratuito, o estudante diz já ter ganho mais com a publicidade veiculada no jogo do que ganha como programador pleno na empresa onde trabalha.

Os aplicativos desenvolvidos na maratona passam por avaliação e teste dos analistas da Microsoft, antes de serem disponibilizados na Windows Store. Os criadores dos programas mais bem avaliados receberão prêmios.
Segundo Cristian Fialho, gerente acadêmico da empresa, a idéia da empresa é expandir o evento. “Estamos pensando em fazer uma nova edição do Wowzapp no primeiro semestre de 2013 com a abrangência de mais cidades brasileiras”, afirma.


Fonte: G1


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock