Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 12 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Espetáculo de dança gratuito reflete sobre sobrevivência e fé

Notícia publicada em 23/09/2016



Espetáculo de dança gratuito reflete sobre sobrevivência e fé

O solo em dança contemporânea Vale da esperança será apresentado na Oficina Cultural Grande Otelo (rua Ramos de Azevedo 277) neste sábado (24), às 19h, com entrada gratuita. No espetáculo, paisagens áridas, porém, repletas de fé, mistério e celebração da vida são reveladas pela bailarina Mariana Floriano, sob direção de Graziela Rodrigues, que integram o Núcleo Bailarino Pesquisador Intérprete (Núcleo BPI).

Vale da esperança conduz o espectador à poética existente nos ciclos de vida e morte. Embora fale de terras onde muitos dos meninos não chegam a vingar, a força de vida tecida pela fé e pelo afeto faz brotar o milagre do menino sobrevivente.

Este trabalho contou com pesquisas de campo em manifestações brasileiras que carregam a figura do boi em seu festejo ou lida como: Bumba-meu-boi do Maranhão, Boi-Janeiro de Minas Gerais e Boiadeiros do Mato Grosso do Sul. Mariana esteve no Vale do Jequitinhonha (SP), São Luiz do Maranhão e Pindaré Mirim (MA) e Boiadeiros (MS), sendo alguns desses lugares já pesquisados pela diretora Graziela Rodrigues na década de 1980 e revisitados agora por Mariana Floriano.

O espetáculo traz a aridez de uma mulher que tem a lembrança no corpo de um filho perdido. No retorno de uma longa caminhada cercada de bois, a mulher redescobre as terras secas que enterram os meninos mortos de fome, mas que também revelam os meninos cheios de vida. A mulher desvela a força e a devoção para manter a esperança de que é possível, mesmo em terras secas, gerar um lugar de sobrevivência para os meninos miúdos. É feita uma promessa: fazer um boi. E promessa é firmada com dança. O roteiro traz minúcias do mito do boi, através de suas simbologias. A obra é, acima de tudo, um brado para os meninos vingarem.

Vale da esperança é uma das resultantes da formação de Mariana Floriano no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), iniciada ainda na graduação em dança há 8 anos atrás e que agora chega ao doutorado com o projeto Expandindo o método BPI para crianças de 5 a 10 anos considerando o campo simbólico dos festejos de boi no Brasil, orientado pela Prof.ª Dr.ª Graziela Rodrigues do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGADC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O espetáculo foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural 2015 (Proac) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.  


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 12/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock