Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 19 de Setembro de 2018

NOTÍCIAS



Especialista alerta para o cuidado redobrado com as infecções respiratórias no outono

Notícia publicada em 02/05/2018



Especialista alerta para o cuidado redobrado com as infecções respiratórias no outono

Lugares fechados e baixa umidade do ar colaboram para o aumento de casos

O outono é uma época que requer cuidados intensificados com a saúde. Isso porque as principais características da estação são o tempo seco e as baixas temperaturas, fatores que estão ligados ao aumento do número de casos de infecções respiratórias, como rinite alérgica, asma, gripe, resfriado e sinusite. Nos bebês, ainda há casos frequentes de bronquiolite.

Segundo o Dr. Paulo Eduardo Souza, médico otorrinolaringologista da Clínica MedCenter Norte, de Sorocaba/SP, uma série de fatores contribuem para o aparecimento dessas enfermidades. “No outono e no inverno, a péssima qualidade do ar, o clima frio e a permanência em maior parte do tempo em ambientes fechados facilitam a transmissão dos vírus e das bactérias, principais responsáveis por essas infecções”.

Para tentar prevenir o surgimento dessas doenças há dicas fáceis que podem ser seguidas por toda a família. Com relação a baixa umidade do ar, recomenda-se espalhar, pelos cômodos da casa, bacias com água e toalhas molhadas para amenizar a sensação de secura. E o especialista ainda orienta sobre algumas medidas diárias que devem ser tomadas por todos.

“Hábitos saudáveis como boa alimentação, ingesta adequada de líquidos e boa higiene, como lavar frequentemente as mãos e usar álcool em gel são importantes. Além, é claro, da vacinação contra gripe que deve ser anual e já está sendo aplicada em todo o País”.

Mesmo tomando todos esses cuidados, as doenças podem aparecer e devem ser tratadas de maneira correta, principalmente a gripe, que é altamente contagiosa. Por isso, o otorrinolaringologista faz um alerta. “A automedicação deve ser evitada em toda e qualquer ocasião. O recomendado é sempre procurar um médico e seguir corretamente as orientações e prescrições médicas. Somado a isso, manter o repouso também é fundamental”.

Lembrando, ainda, que pessoas que já possuem doenças crônicas como asma, rinite e sinusite sofrem muito mais com a estação e também com as más condições do tempo; e devem ser mais rigorosas com os hábitos saudáveis e as formas de prevenção.

Gripe x resfriado

Nessa época do ano também é muito comum confundirmos a gripe com o resfriado. Ambos são doenças virais e possuem os sintomas muito semelhantes; no entanto, uma é capaz de derrubar a pessoa; enquanto a outra provoca, apenas, um mal-estar. Mas para ter certeza do quadro clínico, o Dr. Paulo dá uma valiosa dica. 

“A gripe é causada pelo vírus influenza e caracteriza-se por um quadro de infecção mais intenso. Pode apresentar febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e até calafrios. Já o resfriado tem os mesmos sintomas, mas aparecem de uma forma mais branda; ficando mais simples de distinguir uma enfermidade da outra”. 

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 19/09/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/09/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/09/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/09/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/09/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/09/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/09/2018

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock