Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 10 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Escolas e grupos podem se inscrever para visitas em parques da cidade

Notícia publicada em 30/03/2015



Escolas e grupos podem se inscrever para visitas em parques da cidade

As escolas públicas e particulares de Sorocaba, ou outros grupos organizados que queiram promover atividades diferenciadas de Educação Ambiental, devem ficar atentos. A Prefeitura de Sorocaba realizará a partir deste mês de abril uma série de Visitas Monitoradas em seis parques ecológicos da cidade: Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Biquinha, Água Vermelha "João Câncio Pereira", "Chico Mendes" e Natural Municipal Corredores de Biodiversidade. A atividade de Educação Ambiental é gratuita.

Estas ações educativas da Secretaria do Meio Ambiente atendem às necessidades de diferentes tipos de público e são diversificadas. "Cada parque possui uma temática e uma estratégia diferenciada para utilização de seu espaço, de acordo com o seu potencial. Dessa forma, o munícipe terá contato com diferentes assuntos e atividades voltadas para a sensibilização e a educação ambiental", explica Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

Para participar das visitas monitoradas é necessário que as escolas ou grupos façam um agendamento prévio diretamente nos parques.

Cada parque, um tema

No Zoológico, crianças a partir de 9 anos serão guiadas por monitores e vão conhecer as espécies da fauna brasileira, especialmente do Cerrado e da Mata Atlântica que são os biomas de ocorrência na região de Sorocaba. Elas terão ainda a oportunidade de visitar os setores de nutrição e veterinária do Zoo.

O objetivo é trabalhar aspectos importantes da conservação da biodiversidade, enfatizando o papel dos zoológicos na conservação. Durante a visita serão abordados temas referentes à biologia dos animais, curiosidades e principais ameaças à conservação. Também serão apresentadas ações individuais e coletivas que podem contribuir para a conservação dessas espécies. A visita será realizada às quartas-feiras e sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

No Jardim Botânico, as pessoas vão percorrer os fragmentos de vegetação presente no local e saber mais sobre a concepção e a construção do parque e o seu papel como centro de conservação da flora da região. As trilhas interpretativas têm como objetivo sensibilizar o público para conservação das áreas verdes urbanas e naturais, incentivando ações individuais e coletivas para ampliação e manutenção das áreas verdes no município.

A visita monitorada é direcionada a crianças a partir de 6 anos e será realizada às quintas-feiras, sábados e domingos, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

No Parque da Água Vermelha os participantes vão conhecer o local e um pouco da sua história. Com o tema "Água", o passeio explora conteúdos relacionados à conservação dos recursos hídricos, a importância das matas ciliares, uso consciente da água, entre outros assuntos.

O objetivo é sensibilizar a população quanto à importância da água para a vida, seu uso racional, além de apresentar informações e curiosidades sobre as principais espécies da fauna e flora aquática presentes no parque. A visita é direcionada a crianças a partir de 8 anos e acontecerá às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

No Parque da Biquinha, crianças a partir de 5 anos vão receber informações sobre consumo consciente, sobre água, aves urbanas e cultura indígena. Para isso, a equipe do parque realiza teatro de fantoches, além de outras atividades lúdicas e interativas, como trilhas, manuseio de materiais, oficinas e jogos interativos. A visita monitorada ocorrerá às sextas-feiras e sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Os monitores do Parque "Chico Mendes" trabalharão o tema “Biodiversidade da Flora”. Na visita, os participantes vão conhecer as diferentes espécies de vegetais, sua importância ecológica e econômica, além de conhecer os espaços educativos e apreciar a fauna local.

Para isso, os grupos poderão escolher entre quatro roteiros: “Conservação Ambiental e importância das plantas”, “Crimes ambientais e o Bioma Cerrado”, “A vida em comunidades e sociedades” e as oficinas “O Chico Ensina”. A atividade é direcionada para crianças a partir de 6 anos e ocorrerá às terças-feiras e sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Já no Parque da Biodiversidade as visitas monitoradas trabalharão a sensibilização ambiental através de recursos lúdicos e do contato com a natureza. Os principais temas abordados nas visitas são “Biodiversidade”, “Unidade de Conservação” e “Corredores Ecológicos”.

O Parque tem três trilhas, um quiosque de pesquisas e o Centro de Visitantes, que abriga exposições e atividades sobre cultura, meio ambiente e cidadania, além de ser um espaço multifuncional para desenvolvimento de atividades e dinâmicas no período da visita e também em períodos que não favoreçam a visita às trilhas. A atividade pode ser agendada para as quartas-feiras, sábados e domingos, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para crianças a partir de 8 anos.

Serviço:

Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros"

Rua Teodoro Kaisel, 883 - Vila Hortência

Telefone: (15) 3227.5454 (ramal 5)

Inscrição pelo e-mail: agendamentozoo@sorocaba.sp.gov.br

Site: http://www.sorocaba.sp.gov.br/zoo/NormasEntidades.aspx

 

Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”

Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações

Telefone: (15) 3227.9996

Inscrição pelo e-mail: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br

 

Parque da Água Vermelha "João Câncio Pereira"

Rua România, 150 - Jardim Europa

Inscrição pelo telefone: (15) 3221.6643

 

Parque da Biquinha

Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112 - Jardim Emília

Inscrição pelo telefone: (15) 3224.1997

 

Parque Natural "Chico Mendes"

Avenida Três de Março, 1.025 - Alto da Boa Vista

Telefone: (15) 3228.1256

Inscrição também pelo e-mail educachicomendes@gmail.com

 

Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade

Avenida Itavuvu, 11.500, no Altos do Itavuvu.

Inscrição pelo e-mail: parquebio@portalideas.org.br 


Fonte: Prefeitura de Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 10/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 11/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 12/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock