Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Escola do pedala da Urbes forma turma de 59 idosos em Sorocaba

Notícia publicada em 16/12/2016



Escola do pedala da Urbes forma turma de 59 idosos em Sorocaba

Segundo o dito popular, quem aprende a andar de bicicleta jamais se esquece. Mas, ainda que isso seja verdade, ficar muito tempo sem a prática prejudica sua retomada. Em alguns casos, é necessária uma espécie de reaprendizagem, para garantir a segurança -- e os benefícios -- da atividade.

Sandra Maria Romão Pinho aprendeu a pedalar quando era criança. No entanto, a habilidade sobre o selim, assim como a infância, tinha ficado no passado. Mas agora, com 61 anos de idade, a moradora do Parque São Bento já pode voltar a se divertir sobre uma bicicleta. Ela foi uma das 59 pessoas que se formaram ontem na Escola do Pedala da Terceira Idade. "Eu sabia pedalar quando era criança, mas com o tempo a gente perde o equilíbrio e a confiança. Com a ajuda dos professores, pude recordar como é bom andar de bicicleta", disse, enquanto segurava orgulhosamente o diploma conquistado.

O dia de ontem foi especial para a 13ª turma do curso, destinado a sócios do Clube do Idoso Carlos Alberto Moura Pereira da Silva e da Chácara do Idoso e promovido pela Urbes - Trânsito e Transportes e pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Depois de três meses de intensas atividades, os alunos participaram da descontraída cerimônia de formatura e passaram a ser "oficialmente" ciclistas.

A primeira aula foi longe dos pedais. Num auditório, eles aprenderam sobre a história da bicicleta, itens de segurança para se pedalar e o que é o Programa Pedala Sorocaba. Além disso, ainda ouviram palavras de incentivo e segurança dos instrutores, que procuram minimizar a importância da idade no momento de se aprender a andar de bicicleta.

Depois disso, os ensinamentos foram sempre práticos. Então, pessoas que já haviam tido algum tipo de contato com a bicicleta, como Sandra Maria, se juntaram a quem jamais havia segurado num guidão. Era o caso, por exemplo, de Arminda Ferreira Neves Santana, 73 anos. Juntas, elas aprenderam a manter o equilíbrio na bicicleta e a pedalar seguindo um trajeto completo, recebendo instruções sobre como frear e fazer curvas. Também foram orientadas sobre regras de trânsito envolvendo bicicletas, compartilhamento das vias, noções de segurança pessoal e coletiva, importância da prática regular de exercícios físicos e possibilidade de transporte por meio do uso das bicicletas.

O resultado foi a inserção de mais 59 ciclistas na cidade, que agora podem usufruir tanto das ciclovias quanto dos espaços de lazer. "Agora eu pedalo no Parque das Águas utilizando a bicicleta do Integrabike todo domingo", revelou Arminda, sabedora dos benefícios da atividade física para sua saúde.

Em 13 edições completas, a Escola do Pedala da Terceira Idade já recebeu mais de 1 mil idosos em suas aulas. São representantes da terceira idade que fazem questão de se exercitar e aprender algo novo -- de preferência, ao mesmo tempo. (Com informações da assessoria de imprensa da Urbes)


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock