Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS



Em 30 horas chove mais do que a média do mês

Notícia publicada em 26/06/2013



Em 30 horas chove mais do que a média do mês

A chuva dos últimos dois dias provocou prejuízos em Sorocaba e foi mais intensa do que a média histórica de todo o mês de junho. Ontem houve desmoronamentos e alagamentos, inundando até mesmo uma creche no Wanel Ville, segundo divulgou a Defesa Civil. O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) registrou o acúmulo de 69,2 milímetros, das 9h de segunda-feira até às 15h de ontem, na estação localizada no interior da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), no Alto da Boa Vista.

A média histórica para esse mês é de 59,9 milímetros, ou seja, em 30 horas choveu 15,53% a mais. E a previsão é de mais chuva para hoje, segundo o meteorologista do Inmet, Franco Villela. Na tarde de ontem, ele disse que o dia hoje amanheceria com chuva, com redução no meio do dia, voltando a se intensificar a partir da tarde. A temperatura deve ficar entre 15 graus a 21 graus Celsius, ou seja, até dois graus a mais do que as registradas ontem. Na Prefeitura, a Defesa Civil está de sobreaviso, já que o acúmulo de 80 milímetros leva as equipes a vistoriar as áreas de risco de desmoronamento.

Segundo a Defesa Civil, no Wanel Ville uma creche municipal ficou alagada; na avenida Angélica, o muro de uma casa caiu na altura do número 800, devido à obra no terreno vizinho e a obra foi interditada; na avenida General Carneiro, parte da parede de uma loja de moto-peças, na altura do número 300 caiu, o imóvel foi interditado parcialmente e o proprietário foi notificado para proceder os reparos.

O comerciante Marlos Yung disse que a parede caiu sobre mercadorias, mas ainda não havia calculado os prejuízos na tarde de ontem.
No bairro Caputera uma casa foi invadida pela enxurrada; na Alameda das Hortências, no Jardim Simus, uma árvore caiu; na avenida São Paulo houve acúmulo de lama nas imediações do Rancho Dirce, em decorrência de uma obra.

Outros casos

Um trecho da avenida 15 de Agosto, às margens do rio Sorocaba, alagou e ficou interditado para o trânsito do meio-dia às 16h15. Também houve transbordamento do rio Sorocaba na avenida Juvenal de Campos por volta do meio-dia, mas em volume pequeno, sendo desnecessária a interdição da via. O agente de Defesa Civil em Sorocaba, Augusto César Pires Ohri, disse que o nível do rio Sorocaba subiu 1,40 metro, chegando a marcar o máximo de 60 centímetros na régua existente no leito do rio, nas imediações da Praça Lions.

Segundo ele, para alagar a avenida Dom Aguirre o nível precisaria ter subido um metro a mais, já que após a elevação da Marginal o alagamento ocorre quando o leito chega na marcação de 1,75 metro na régua. Declarou que a Defesa Civil e outros órgãos da prefeitura, como Secretaria de Obras, estão em alerta para atender novas possíveis ocorrências devido à quantidade da chuva.

Quanto choveu

O Inmet registrou 28,1 milímetros de chuva das 9h da segunda-feira até às 9h da terça-feira e outros 41,1 mm das 9h de ontem até às 15h. Já a Defesa Civil informa que o índice pluviométrico nos pontos de monitoramento instalados na cidade registraram na segunda-feira 20 mm na região do Cerrado, 13,8 mm no Éden, 22 mm na região do aterro sanitário, no Jardim Abaeté, e 24 mm no Alto da Boa vista, onde uma unidade está instalada no Paço. Ontem, os números foram 35,8 mm (Cerrado), 17,5 mm (Éden), 31mm (aterro sanitário) e 42,5 mm (Prefeitura). Conforme o agente Pires, quando o acumulado de chuva chega aos 80 mm começam a ser feitas vistorias nas áreas com riscos de deslizamento em Sorocaba. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=482290


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/01/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/02/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock