Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 25 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS


Doações de sangue caem 50% no Hemonúcleo de Sorocaba

Notícia publicada em 09/06/2016



Doações de sangue caem 50% no Hemonúcleo de Sorocaba

O número de doadores de sangue caiu cerca de 50% nos primeiros nove dias do mês de junho, segundo a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), que gerencia o Hemonúcleo de Sorocaba. Em média, o local recebe 100 doadores por dia, mas desde o início do mês esse número caiu pela metade, ou seja, 50 pessoas. A explicação mais provável para a queda é o frio dos últimos dias. A situação já preocupa a direção do Hemonúcleo, que pede a colaboração dos doadores.

Segundo o médico hematologista Frederico Guimarães Brandão, gerente da Colsan, com a redução no número de doadores a situação é preocupante porque o estoque de bolsas de sangue do local atende todos os hospitais da cidade, e também os das cidades da região, totalizando mais de 40 unidades de saúde. "O estoque de bolsas de sangue do tipo O negativo é o que está mais baixo, mas os outros tipos também diminuíram. Então, pedimos que a população colabore e venha doar, sobretudo as pessoas que têm o tipo sanguíneo O negativo", destaca.

Brandão explica que, assim como em outras épocas do ano, como nos períodos das festas natalinas e de férias escolares em janeiro e julho, nos meses do outono e inverno, entre os meses de maio a julho, as doações também caem. "Em maio as doações já tiveram uma queda de 30%, e agora em junho, com a intensificação do frio, elas caíram ainda mais. Por isso, pedimos que as pessoas se sensibilizem e procurem o Hemonúcleo o mais rápido possível", alerta.

Na manhã desta quinta-feira (9), apesar do frio, pouco mais de 10 pessoas aguardavam na sala de espera para doar sangue. Entre elas, a professora Solange de Fátima Pantojo, de 47 anos. Ela conta que é doadora há mais de 20 anos e pelo menos uma vez por ano vai ao Hemonúcleo de Sorocaba. "Doar sangue é muito importante porque isso ajuda a salvar a vida das pessoas que precisam", conta. Ela afirma que sempre doa nesta época do ano porque sabe que as doações diminuem nos dias mais frios.

Quem também aproveitou para doar sangue nesta manhã foi Felipe Fernandes Yarroz, de 23 anos. Ela conta que já doou pelo menos cinco vezes, e aproveitou que veio trazer a mãe para uma consulta médica no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e foi no Hemonúcleo. "Sempre faço isso quando venho trazer minha mãe ao médico aqui no CHS. Como o Hemonúcleo fica do lado, aproveito e já doo sangue. É muito importante doar", afirma.

Como doar

Para doar sangue, as pessoas devem estar em boas condições de saúde, apresentar documento de identifidade oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, e estar alimentado, porém evitar refeições gordurosas. O horário de atendimento do Hemonúcleo é de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30. O endereço é avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Vergueiro, anexo ao Hospital Leonor Mendes de Barros. Mais informações pelos telefones: 3224-2930 e 3332-9461. 


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 25/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock