Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 25 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS


Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é lembrado no Sesc Sorocaba com série de atividades

Notícia publicada em 14/06/2016



Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é lembrado no Sesc Sorocaba com série de atividades

Instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, 15 de junho tornou-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A data surgiu com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política sobre a existência da violência contra a pessoa idosa e disseminar a idéia de que ela não pode ser considerada normal e nem aceitada.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, no período entre 2014 e 2015 houve um aumento de 16,4% nos registros de abandono e violência contra idosos no Brasil e, somente entre os meses de janeiro a junho de 2015, já haviam sido contabilizadas mais de 16 mil denúncias de violência a pessoas com mais de 60 anos de idade. Dados esses que mostram a importância do dia 15 de junho.

E foi a partir dessa data que o Sesc Sorocaba preparou atividades que acontecem durante o mês de junho e realizam ensinamentos e reflexões sobre os perigos e a vivência dos idosos na sociedade. Os eventos acontecem a partir do dia 16 e são gratuitos.

Circuitos urbanos

Durante os dias 16 e 17 de junho é ministrada a oficina “Circuitos urbanos” com a gerontóloga Bibiana Graef e o artista plástico Luciano Bortoletto. No evento serão discutidas criativamente as relações percebidas pelos idosos no cotidiano das cidades, refletindo em que medidas e em quais contextos elas são violentas e de que forma interferem na apropriação dos espaços públicos.

A oficina é sequencial e acontece das 14h às 16h, no Clube do Idoso. Os interessados em participar devem ter 60 anos ou mais e realizar sua inscrição no local da atividade. O Clube do Idoso fica ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, no bairro Pinheiros.

Semana de Prevenção de Quedas de Pessoas Idosas

Ainda dentro da programação, o Sesc Sorocaba realiza a “Semana de Prevenção de Quedas de Pessoas Idosas”. Trazendo o tema “Era uma casa muito engraçada: tinha tapete, tinha escada”, essa semana tem como proposta conscientizar os idosos sobre os riscos iminentes de queda e a necessidade de atenção sobre esse assunto.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Rio de Janeiro, 65% das pessoas internadas com fraturas sofreram algum tipo de queda, sendo os idosos as principais vítimas. Além disso, de acordo com o mesmo estudo, mais da metade das quedas registradas aconteceram dentro de casa e os idosos são a maioria.

Com isso, no dia 24 é realizado na unidade um bate-papo sobre prevenção de quedas em idosos. A atividade, que tem a mediação do geriatra Adson Passos, visa estimular uma reflexão preventiva, a observância das causas e a conseqüência das quedas. Além disso, busca incentivar a adoção de novas posturas para reduzir o impacto representado por alterações de ordem psicossocial e física na vida diária dos idosos. O bate-papo acontece gratuitamente na Área de convivência do Sesc, das 16h às 17h.          


Fonte: Vergili Comunicação Integrada


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 25/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock