Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 25 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Dia é de limpar a sujeira e avaliar os prejuízos

Notícia publicada em 11/03/2013



Dia é de limpar a sujeira e avaliar os prejuízos

Ontem foi dia de limpar a sujeira e avaliar os prejuízos provocados pelas chuvas que caíram em Sorocaba no sábado à noite. Em diversos bairros da cidade, moradores trabalharam na remoção da lama e da sujeira carregadas para dentro de casa. Apesar da intensidade, não houve registro de vítimas. Em Votorantim, também bastante castigada, uma mulher de 35 anos morreu).

Conforme nota da Secretaria de Comunicação (Secom), a Defesa Civil local registrou 76 mm de chuva durante o período aproximado de 1h30, o equivalente a 40% do volume inicialmente previsto para todo o mês de março. De acordo com a CPFL, quase 2 mil residências tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido entre 21h30 e 2h15, por conta da queda de uma árvore sobre a fiação. Na área de cobertura da empresa, esse número passou de 50 mil.

A bomba que funciona sob a ponte Francisco Dellosso, conforme o SAAE, funcionou normalmente, mas até em razão da quantidade de chuva não foi suficiente para suprir a demanda. A administração da represa de Itupararanga não aumentou a vazão por conta das chuvas. A informação responde a reclamações de pessoas que atribuíram as inundações a uma possível abertura da barragem. O elevado índice levou o registro de inundações, apesar de todos os sistemas preventivos às enchentes terem funcionado normalmente.

Desde sábado, a Defesa Civil tem tomado todas as providências necessárias para atendimento às ocorrências, com apoio das Secretarias da Cidadania (Secid), Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) e de Parcerias (Separ), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes - Trânsito e Transportes, Guarda Civil Municipal (GCM) e Corpo de Bombeiros.

O órgão contabiliza 42 atendimentos pelo telefone 199. Deste total, somente uma mãe e uma criança, moradoras do Jd. Novo Horizonte, foram levadas ao Serviço de Obras Social (SOS). Duas famílias do Jd. São Marcos e outra do Jd. Cortez que também tiveram as casas inundadas estão em casas de vizinhos e parentes. A Secid providenciou alimentos para todas as famílias que tiveram suas residências inundadas.

Na noite de sábado, o trânsito precisou ser interrompido em razão de alagamentos na Praça Lions, av. Juvenal de Campos, av. 15 de Agosto, região do Parque das Águas e na confluência das avenidas Washington Luiz e Bento Mascarenhas Jequitinhonha. Equipes da Seobe e da Separ providenciaram a limpeza destes locais. A chuva provocou escorrimento de lama da área onde é construído um shopping na av. Itavuvu para a Área de Transferência Itavuvu. A empresa responsável já foi notificada para as devidas providências.

A reportagem esteve em alguns dos locais afetados. No Parque das Águas, a situação se repetiu: o espaço transformou-se num verdadeiro lago e ruas próximas cujos imóveis chegaram a ser desapropriados, mas ainda não desocupados pelos moradores, voltaram a sofrer as consequências. Parte das vias ainda estava debaixo da água até a tarde, mas com a diminuição do nível do rio, a expectativa era de que a situação melhorasse.

Na rua João Fernando Neves, ao lado do Parque dos Espanhóis, algumas casas foram invadidas. Dona de uma de delas, a comerciante Edna Benedita, de 77 anos, disse que o problema tem como causa o transbordamento de um córrego existente no local. "Todo o ano é a mesma coisa. Pelo menos duas vezes passamos por esse sufoco." Ela acredita que a construção de uma galeria para escoamento ajudaria a diminuir o drama dos que lá vivem. O SAAE informou que desenvolve estudos para executar a obra, mas não tem previsão para executá-la.

No mesmo bairro Pinheiro, mas nas proximidades da ponte sobre o rio Sorocaba, na avenida Marginal, pessoas prejudicadas voltaram a criticar a Prefeitura. Em contato com o jornal, proprietários de imóveis disseram que o prefeito e os setores responsáveis ainda não perceberam que a causa dos alagamentos nas proximidades da marginal é determinada pelo fato de o leito do rio não ter mais do que um metro de profundidade.

Falta de energia afeta 50 mil

Em nota, a CPFL Piratininga informou que a forte chuva que atingiu a região de Sorocaba entre a noite de sábado e a madrugada de ontem afetou o fornecimento de energia elétrica para 51.423 unidades consumidoras nas cidades de Sorocaba, Itu, Jundiaí e, principalmente, Votorantim. O serviço já foi normalizado nestes municípios, segundo o Centro de Operações da empresa.

Em Votorantim, 6.016 unidades consumidoras foram afetadas entre 18h59 e 20h04, devido à árvore ou vegetação em contato com a rede elétrica; 14.354 entre 18h59 e 21h54, devido à árvore de grande porte que caiu sobre a rede elétrica na rua Benedito F. dos Santos; 12.953 entre 18h59 e 21h34, e 10.921 entre 18h59 e 23h40. Em Sorocaba, o total de unidades que tiveram o fornecimento suspenso foi de 1.952. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=459330


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock