Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 25 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS


Dia do Ferroviário será celebrado em Sorocaba

Notícia publicada em 28/04/2015



Para comemorar o Dia do Ferroviário, celebrado no dia 30 de abril, a Prefeitura de Sorocaba e a Associação Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (MPF-Sorocabana) promovem nesta quinta-feira (30) atividades especiais e gratuitas. No Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), a Secretaria da Cultura (Secult) vai abrir, a partir das 16h, a exposição “Trabalhadores da Sorocabana”. Já na Casa 52, a partir das 20h, o público poderá conferir o documentário "Beduíno - Um Guerrilheiro Sorocabano" e a apresentação musical do grupo "Naquele Tempo”.

A exposição “Trabalhadores da Sorocabana” mostrará aos visitantes do museu um pouco da história da ferrovia sob uma ótica diferente, buscando retratar a vida de homens comuns que ajudaram a construir a história desse importante meio de transporte para a cidade nos séculos XIX e XX.

Apesar de não muito utilizado e pouco lembrado atualmente, o transporte ferroviário teve grande importância na história do Brasil, seja no transporte de passageiros ou mesmo com relação ao de cargas, contribuindo para a própria construção do país.

O transporte ferroviário também contribuiu com a história e desenvolvimento de Sorocaba, auxiliando na difusão do nome da cidade, inclusive após a criação da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em 1870, por empresários sorocabanos liderados pelo comerciante de algodão Luis Mateus Maylasky.

Por meio de fotografias de diversas épocas, a exposição levará o espectador à reflexão sobre a vida deste profissional, muitas vezes pouco lembrando, apesar de sua importância não apenas na construção da Estrada de Ferro, mas também no desenvolvimento da cidade de Sorocaba: o Ferroviário.

A exposição poderá ser conferida de terça a sábado, das 9h às 16h30, até o mês de julho. Mais informações pelo telefone (15) 3231.1026 ou pelo e-mail mefs@sorocaba.sp.gov.br

Na Casa 52

Quem for conferir a programação na Casa 52 vai assistir ao documentário "Beduíno - Um Guerrilheiro Sorocabano", produzido por alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (UNISO), que conta a história de Chico Gomes, integrante do assalto ao Trem Pagador da EF Santos/Jundiaí, em 1968. Outra atração aos visitantes será a apresentação do grupo de serenata "Naquele Tempo", que executará músicas relacionadas à ferrovia.

A Casa 52 e o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana estão localizados no Jardim Maylasky, ao lado do Chalé Frances (sede do MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba). A entrada é gratuita.


Fonte: Jornal Ipanema


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 25/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock