Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Outubro de 2019

NOTÍCIAS



Desfile do Tropeiro acontece neste domingo em Sorocaba

Notícia publicada em 26/05/2016



Desfile do Tropeiro acontece neste domingo em Sorocaba

Depois de 11 dias em cerca de 400 quilômetros de estrada, reconstituindo a Rota Sul do Caminho das Tropas, a 11ª Tropeada Itararé-Sorocaba chega à cidade na manhã deste sábado (dia 28). Para encerrar a 49ª Semana do Tropeiro acontece na manhã de domingo (dia 29) o tradicional desfile de tropas pelas ruas de Sorocaba, percorrendo o antigo Caminho das Tropas.

Na manhã de sábado a tropa sai de Votorantim rumo a Sorocaba. O trajeto inclui a passagem pelas avenidas Claudio Nascimento Filho e Adolfo Massaglia, Rodovia João Leme dos Santos, Avenida Armando Pannunzio e Rua Capitão Pedro Tavares. Como em todos os anos, a tropa chegará por volta de 10h ao Largo do Divino e receberá, então, a primeira bênção em solo sorocabano. Em seguida, o itinerário continua pelas ruas Luiz Mendes de Almeida e Giácomo Zorzi, Estradas Luiz Fernando Andrade Pannunzio e Heitor Cury, até o Rancho do Cordeiro, localizado na Rua João Maria de Camargo, no bairro Chácaras Reunidas São Jorge. 

Na manhã de domingo, uma comitiva formada por centenas de cavaleiros se reunirá às 8h, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, de onde sairá às 9h, passando pela Avenida Dom Aguirre e Rua Padre Madureira, até chegar à Avenida São Paulo, por volta das 11h, quando os homens serão novamente abençoados durante a passagem pelo Monumento ao Tropeiro, em frente à Santa Casa de Misericórdia. 

Na sequência, o grupo passa pelas ruas Souza Pereira, Álvaro Soares, Francisco Scarpa, Avenida Afonso Vergueiro, ruas Cel. Pedro Dias de Campos e Bento Manoel Ribeiro, Avenida General Carneiro, ruas Dr. Luiz Mendes de Almeida e Giácomo Zorzi, Estradas Luiz Fernando Andrade Pannunzio e Heitor Cury, com encerramento no Rancho do Cordeiro. 

Sobre a Semana do Tropeiro 

Organizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Semana do Tropeiro tem o propósito de aproximar a população sorocabana desse tipo de cultura, mantendo viva a memória do povo a participação da cidade no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo, que influenciou várias regiões do país, incluindo o Estado de São Paulo. 

O Tropeirismo começou por volta de 1733, com o português Cristóvão Pereira de Abreu, que abriu estrada ligando Curitiba a Sorocaba, conduzindo mulas e gado. Mas foi a partir de 1750, com o Registro de Animais ao lado da ponte sobre o Rio Sorocaba, que se tornou sistemática a passagem de tropas xucras ou arreadas por aqui, e a consequente realização das Feiras de Muares que, em geral, duravam dois meses. Terminou por volta de 1897, quando se realizou a última feira em Sorocaba. Os anos de 1750 a 1850 são considerados como a fase áurea do tropeirismo. 


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 14/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock