Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 15 de Novembro de 2019

NOTÍCIAS



Cresce o drama de salas lotadas nas creches

Notícia publicada em 31/03/2014



Cresce o drama de salas lotadas nas creches

Salas lotadas, crianças deixando de ser atendidas como deveriam, professores estressados: esse é o drama vivido nas creches de Sorocaba desde que a Prefeitura decretou a redução da jornada de trabalho das auxiliares de educação e não cumpriu o compromisso assumido com a categoria de abrir concurso para atender à demanda.

Foi o que denunciaram professores, auxiliares e mães de alunos matriculados em algumas das unidades. As profissionais pediram para não ter os nomes revelados por temerem represálias. Elas, que reivindicaram a mudança no horário têm, agora, de administrar os efeitos da defasagem de pessoal e advertem para o risco de que o quadro acabe se tornando mais caótico.

Para contornar o problema, o governo firmou convênio com o Centro de Integração Escola Empresa (CIEE) e admitiu "alunos educadores" (na prática estagiários). Estudantes do curso de Pedagogia, os jovens, de acordo com as auxiliares, não possuem experiência para cuidar do público atendido, principalmente aquele situado na faixa de zero a três anos.

O Cruzeiro do Sul encaminhou questionamentos ao Serviço de Comunicação do Paço, mas foi informado de que o secretário da Educação, José Simões de Almeida Júnior, optou por atender a reportagem na última sexta-feira. Antes do horário marcado, porém, Simões cancelou a entrevista alegando compromissos de agenda.

A situação ficou ainda pior depois que o município passou a ser obrigado, por força de decisões judiciais, a disponibilizar mais vagas nas unidades. As servidoras calculam que o aumento de matrículas por esse motivo tenha sido de pelo menos 30%. Para se ter ideia, existem salas onde ficam mais de 30 crianças.

Antes da redução da jornada, cada professor contava com duas auxiliares em classe; agora, tem de trabalhar com apenas um educador. Isso gerou sobrecarga de trabalho e inconvenientes, entre os quais o de cuidar para que os pequenos não se machuquem. Já houve registro de crianças que se feriram no contato com outras.

"Está muito difícil dar conta de tanto serviço", relatou uma auxiliar. A Secretaria da Educação anunciou que abriria processo seletivo para contratar 116 auxiliares, mas nada fez até agora. O número, de acordo com as funcionárias, não é suficiente suprir a deficiência de quadros. Seriam necessárias, elas dizem, pelo menos mais 500.

Juliana Pereira Proença Trovarelli, mãe de uma aluna de 3 anos que é atendida na CEI do Jardim São Guilherme, disse que está preocupada com a confusão estabelecida nas creches. "A Prefeitura precisa tomar alguma providência. Faço questão de dizer que as tias (professoras) e as auxiliares não têm culpa do que acontece. Elas fazem o impossível, mas não está fácil".

Como Juliana, outras mães manifestaram sua preocupação. "Algo tem de se feito. Não é possível que o governo tenha ficado de abrir concurso e se omitiu deixando tudo de qualquer jeito. Cidade educadora só no papel mesmo, porque as crianças estão sofrendo e precisam de atenção", acrescentou Andrea Veiga Noronha.
 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/539386/cresce-o-drama-de-salas-lotadas-nas-creches


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 15/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock