Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 30 de Agosto de 2015

NOTÍCIAS



Consórcio criado há 23 anos para cuidar do Rio Sorocaba elege nova diretoria

Notícia publicada em 27/02/2013



Consórcio criado há 23 anos para cuidar do Rio Sorocaba elege nova diretoria

Nove prefeitos da região elegeram na tarde desta terça-feira (26), por aclamação, a nova diretoria do Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso), que foi criado há 23 anos durante a administração do então prefeito Antonio Carlos Pannunzio. Assume a presidência do consórcio o prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva.

Organizada com mais quatro vices-presidência, a direção ganhou a liderança dos prefeitos de Iperó, Vanderlei Polizeti; de Quadra, Carlos Vieira de Andrade, que fica na Captação e Gerência de Recursos Financeiros, de Cerquilho, Antonio Del Ben Junior, responsável pela presidência de Controle de Obras, Projetos e Convênios e de Piedade, Maria Vicentina, que ocupará a função de vice-presidente de Assuntos Intermunicipais e Comitê de Bacias.

No encontro ocorrido no sexto andar do Palácio dos Tropeiros, Pannunzio manifestou seu contentamento em participar de mais um momento considerado importante para o Ceriso. Segundo ele, o consórcio é hoje uma ferramenta complementar ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBHSMT) e, como tal, deve servir para a elaboração de estudos e projetos para melhoria da qualidade de vida das 34 cidades que integram o organismo.

"Achou-se, quando da criação do Comitê, que o Ceriso, talvez, não tivesse necessidade de existir. Hoje, porém, está firmado como principal captador de recurso para o financiamento de projetos que vislumbram as questões ambientais, da natureza e do desenvolvimento da nossa região", comentou.

Falando sobre a criação dos Aglomerados Urbanos, por parte do governo paulista, Pannunzio afirmou acreditar que Sorocaba venha a ser uma das Regiões Metropolitanas e, portanto, será dotada de uma Agência Metropolitana de Desenvolvimento, que poderá buscar mais recursos estaduais e federais para programas. Na questão do Plano de Resíduos Sólidos que cada município deve ter, Pannunzio crê como ideal a criação de um plano regional para otimizar e promover a economia de escala.

Dentre as medidas que serão adotadas pela nova diretoria do consórcio está a chamada dos municípios que integram a região, estimulando-os à efetiva participação no Ceriso. Isso, porque dos 34, apenas 23 assinam o grupo e, desses, somente 11 contribuem financeiramente para a manutenção do consórcio.

Como instrumento de viabilização técnica para as cidades, o Ceriso deverá, em suas primeiras ações, contratar técnicos que possam garantir a qualidade e profissionalização de projetos que, junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), não encontrem barreiras e possam ser aprovados.


Fonte: http://www.sorocabafacil.com.br/noticias/consorcio-criado-ha-23-anos-para-cuidar-do-rio-sorocaba-elege-nova-diretoria-5148


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 30/08/2015

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/08/2015

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/09/2015

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/09/2015

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/09/2015

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/09/2015

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/09/2015

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock