Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 18 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS


Concerto no TMTV destaca obras afro-americanas

Notícia publicada em 08/07/2016



Concerto no TMTV destaca obras afro-americanas

O talento e a experiência das irmãs Edna D"Oliveira (soprano) e Edinéia de Oliveira (mezzo-soprano), duas das cantoras líricas brasileiras de maior destaque da atualidade, serão compartilhados com o Coral Municipal de Votorantim no concerto inédito que ocorre nesta sexta-feira (8), às 20h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no local a partir das 19h. A atração integra a 7ª temporada do projeto Schaeffler Música, realizada pela empresa Schaeffler, com produção da MDA International.

O concerto será inteiramente dedicado a obras afro-americanas e terá participação do pianista Ademir Costa. A primeira parte do programa será composta por árias extraídas de Treemonisha (1911), de Scott Joplin, e Porgy and Bess (1935), de George e Ira Gershwin, que são consideradas as primeiras óperas da história escritas especialmente para cantores negros.

Na sequência, o público ouvirá clássicos do negro spirituals como Oh, Happy Day, Nobody knows, Deep river, Give me Jesus e Every time a feel the spirit. Edna explica que a realização de um concerto ao lado de um coral amador é um sonho antigo e foi idealizado em janeiro, com objetivo de resgatar ao público as raízes da música negra norte-americana, que influenciaram gêneros como o jazz, o blues e o soul.

O regente Luís Gustavo Laureano afirma que a oportunidade de dividir o palco com as duas consagradas solistas representa um "momento mágico e inesquecível" para o Coral Municipal de Votorantim, que atualmente é formado por 22 integrantes com idade entre 14 e 67 anos. Ele detalha que a preparação para o espetáculo começou em fevereiro e incluiu uma série de workshops sobre música negra. Já os ensaios ao lado de Edna e Edinéia se intensificaram há cerca de um mês. "Elas são autoridades neste repertório e foram muito generosas com a gente, acreditando no potencial do coro. Será muito recompensador poder corresponder no palco toda a confiança que elas nos depositaram", celebra.

Edna, por sua vez, retribui os elogios e destaca a dedicação e o comprometimento de todos os integrantes do coral, que se envolveram até mesmo com a confecção dos figurinos. "A palavra amadora não é pejorativa, ela significa fazer por amor e isso a gente tem visto neles. É preciso muito amor para conseguir superar as dificuldades, já que é um repertório bastante complexo. Às vezes, trabalhar com quem faz com amor dá um resultado tão bom quanto um profissional", considera a soprano, que começou sua carreira musical aos 11 anos de idade, ao lado da irmã, cantando em corais amadores de Belo Horizonte (MG).

Sobre a complexidade do repertório, Edna destaca os trechos das óperas que, segundo ela, além de ser um gênero pouco visitado pelos corais brasileiros, exige uma série de noções cênicas e movimentações no palco.

Laureano explica que a história da música negra norte-americana teve início no século 17, nos campos de algodão, quando os negros escravos eram impedidos de participar de atividades sociais dos brancos. "De longe, esses escravos ouviam os hinos que eram cantados nas igrejas e, inspirados naquelas melodias, criavam os seus próprios hinos. Apesar do sofrimento eles cantavam com alegria, fé e esperança na libertação. Tanto a da condição humana, de escravo, quanto na condição espiritual, perante Deus", detalha o regente, que também ocupa o cargo de diretor da recém-inaugurada Escola Municipal de Música de Votorantim.  


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 18/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock