Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Comissão da Verdade é criada em Sorocaba

Notícia publicada em 28/02/2014



Comissão da Verdade é criada em Sorocaba

A Câmara de Sorocaba criou ontem a Comissão Municipal da Verdade, encarregada de apurar casos de violação de direitos humanos no município durante o governo do regime militar (1964/1985). O pedido foi feito por um grupo de estudiosos do assunto, militantes e sindicalistas, liderados pelo advogado e professor de filosofia Daniel Lopes. A proposta recebeu o apoio unânime dos 20 vereadores.

Agora, o presidente da Câmara, Gervino Gonçalves, o Cláudio do Sorocaba 1 (PR), vai se reunir com os vereadores para identificar entre eles os que querem participar da Comissão. Isto acontecerá em março, após o carnaval.

O vereador Izídio de Brito (PT), um dos incentivadores da comissão municipal, espera que o assunto seja discutido e aprovado o mais rápido possível na Câmara. "Pois temos até 31 de dezembro para entregar o relatório à Comissão Nacional da Verdade", diz.

Tudo indica que a Comissão Municipal da Verdade seja formada por sete vereadores, com cargos de presidente e relator. "Seremos os responsáveis pela condução do processo, mas sempre abertos e ouvindo os segmentos da sociedade", diz.

A apresentação do projeto foi feita pelo advogado e professor de filosofia Daniel Lopes, porta-voz da comissão. "Viemos reivindicar a Comissão Municipal da Verdade, que servirá para investigar o que ocorreu durante o regime militar na cidade", diz.

Segundo Lopes, os vereadores integrantes desse comitê poderão consultar membros da sociedade civil empenhados em estudar esse período. "A nossa expectativa é que eles convoquem as pessoas que viveram e sentiram na pele as perseguições da época", conta. "O ponto mais importante é que esse período da história seja contado, que depoimentos sejam extraídos e que tudo isso seja filmado, posto no papel", completa.

Lopes ressalta que Sorocaba pode acrescentar de forma importante o relatório final da Comissão Nacional da Verdade. Ele cita os desaparecimentos do estudante de Geologia, Alexandre Vannucchi Leme; do estudante de Medicina, Gerardo Magela Fernandes Torres da Costa e do estudante secundarista Marco Antonio Dias Batista. "Há também muitos casos de perseguição política, de movimento sindical, além da chamada lista negra, que punia com a falta de emprego quem participava de lutas reivindicatórias", diz.

A jornalista Fernanda Ikedo, outra incentivadora da criação da comissão municipal, explica a importância desse comitê para a cidade. "Primeiro, estamos afastando a hipótese que isso é uma coisa do passado. Realmente é uma história do presente, que ainda precisa ser desvendada. É um presente que ainda estamos construindo. Essa história de 1964 a 85 coloca para os brasileiros uma responsabilidade para poder restaurar a verdade, a memória e a justiça", relata.

Para o secretário geral adjunto da 24ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sorocaba, Luís Henrique Ferraz, o resgate dessa história também é importante para os familiares das vítimas da ditadura. "Cidadãos sorocabanos perderam a vida e muitos parentes ainda sofrem danos emocionais, mesmo indenizados pelo Estado", relata. 

De acordo com Ferraz, a OAB de Sorocaba dará o apoio necessário para a viabilidade da comissão. "Forneceremos suporte jurídico, membros, relatores, assim que requisitados, para que acompanhem as sessões", diz.  


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/533927/comissao-da-verdade-e-criada-em-sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock