Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 10 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Começa a era da inovação tecnológica em Sorocaba

Notícia publicada em 20/02/2013



Começa a era da inovação tecnológica em Sorocaba

Depois de três anos, desde o início da construção do Parque Tecnológico, Sorocaba entrou oficialmente na era da inovação tecnológica. Começou a funcionar nesta terça-feira (19) o primeiro laboratório de pesquisas do PTS. Contando com 26 profissionais, a maioria de jovens recém-formados, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) deu início aos primeiros trabalhos voltados à área de TI.

Conforme Fabiano Fernandes, coordenador de projetos do Cesar, o projeto Residência de Software será desenvolvido em parceria com a Microsoft e a HP Computadores. Consiste na formação de profissional especializado em Windows 8 e, também, no desenvolvimento de aplicações para essa plataforma. Os pesquisadores desenvolverão aplicativos para o Windows 8 para serem utilizados em equipamentos da HP, entre outros.

O prazo para conclusão deste projeto é final de agosto, mas novos projetos já estão em andamento. "Acreditamos que até o final do ano estejamos com nossa capacidade máxima, que é de 35 profissionais, trabalhando aqui", afirmou Fabiano.

Fernandes explica que o trabalho não consistirá apenas no desenvolvimento de softwares, mas também buscar a inovação no design, de interfaces e interação, desenvolver produtos que facilitem a vida das pessoas. Alguns dos pesquisadores irão às ruas ouvir o usuários, o mercado e, entã,o desenvolver produtos que atendam a essa demanda. "O que vamos fazer aqui é algo novo, diferente para a HP no Brasil", destacou.

Para o sorocabano Gustavo Henrique Pinto Tomas, o início dos trabalhos do laboratório do Cesar é um marco para Sorocaba, uma oportunidade única para muitos profissionais. Há dois anos trabalhando para o Cesar em Sorocaba, ele será o tutor de Engenharia dos jovens pesquisadores que começaram a trabalhar nesta manhã. "As principais cidades tecnologicamente desenvolvidas atingiram esse estágio porque contam com a ponte entre universidade, a pesquisa e a indústria", disse.

Além de jovens de Sorocaba, o laboratório do Cesar conta com profissionais que vêm de várias regiões do país. Como ressaltou Fernandes, o projeto foca à educação profissional especializada em Windows 8 e no desenvolvimento de aplicações. "Após a conclusão do projeto, os jovens estarão muito bem preparados para o mercado", assegura.

A entrada em funcionamento do primeiro laboratório coloca o Parque Tecnológico de Sorocaba definitivamente na era da inovação tecnológica. Além do Cesar, as empresas Metso do Brasil e Bardella Indústrias Mecânicas também estão com seus laboratórios em implantação para início dos trabalhos de pesquisas.

Outras empresas e universidades que também deverão ter seus laboratórios de pesquisas no Parque Tecnológico de Sorocaba são: Greenworks Engenharia Automotiva, Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), BrainSet Engenharia, PUC-SP, Flextronics Instituto de Tecnologia, Fatec, Unesp e Ufscar.

As pesquisas desenvolvidas nos laboratórios do PTS serão nas áreas de tecnologias aplicáveis a processos de mineração; Sistemas de controle embarcado e de tração elétrica; componentes automotivos relativos a segurança veicular. Também serão pesquisados: eficiência energética; automação predial; cidades inteligentes; smart grids; cloud computing; sustentabilidade; RFID; internet das coisas; arduíno; plataformas móveis; TV digital e mídia interativa; biomateriais; equipamentos médicos; medicina computacional; petróleo e gás, energia hidromecânica; mineração; levantamento e movimentação de carga e projetos de base tecnológica.

Incentivos

Conforme o Programa Pró-Parques, todas as empresas que se instalarem em parques tecnológicos do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, poderão participar e desfrutar dos benefícios previstos. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar créditos acumulados de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de projetos de investimento e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens destinados ao ativo imobilizado.


Fonte: http://jornalipanema.com.br/noticias/sorocaba/33654-comeca-a-era-da-inovacao-tecnologica-em-sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 10/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 11/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 12/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock