Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Dezembro de 2017

NOTÍCIAS


Circo-Teatro Guaraciaba celebra 70 anos com turnê comemorativa

Notícia publicada em 03/04/2017



Circo-Teatro Guaraciaba celebra 70 anos com turnê comemorativa

Espetáculos serão apresentados em Amparo, Rio de Janeiro, Itajubá-MG e Sorocaba

Uma das mais importantes companhias circenses do Brasil, o Circo-Teatro Guaraciaba completou 70 anos de história. A comemoração será entre 28 de abril e 20 de maio, em uma turnê por quatro cidades (Amparo, Rio de Janeiro, Itajubá-MG e Sorocaba) que revisitará as três principais montagens da trupe nos últimos anos: "A Escrava Isaura" (Bernardo Guimarães), "Avental Todo Sujo de Ovo" (Marcos Barbosa), além do clássico "E o Céu Uniu dois Corações" (Antenor Pimenta), todos com entrada gratuita.

Iniciado no Jaçanã, em São Paulo, por Antônio Malhone (o famoso palhaço Pirolito), o Guaraciaba empresta o nome da filha de seu fundador, que hoje mora na região de Sorocaba. "Meu pai deixou um grande legado e estarmos comemorando esses 70 anos é uma satisfação enorme, com especial emoção por encerrarmos a turnê aqui. Tivemos uma conexão muito grande desde 1963, quando aqui chegamos e fomos recebidos de braços abertos", conta Guaraciaba Malhone, de 72 anos. Além dela, os veteranos Hudi Rocha e Ediméia Rocha permanecem na ativa e participam da turnê.

Além da comemoração das sete décadas, a turnê celebra o ressurgimento da companhia, que estava paralisada desde 1980. "Voltamos modestamente para duas apresentações em 2002. Retomamos em 2004, com o Grupo Manto, mas iniciamos com o grupo efetivamente em 2006, e não paramos mais", comemora o diretor Alexandre Malhone, neto do pioneiro Pirolito.

E dentro dessa reinvenção, o projeto marca, também, um novo momento da companhia - que hoje reúne, em sua formação, artistas teatrais da nova geração, descendentes circenses e veteranos do circo-teatro. "Os jovens têm uma garra muito grande. Nós, a velha guarda, somos em apenas quatro. Eles nos abraçaram com muito amor. Foi uma química muito legal", agradece Guaraciaba.

A turnê

Aprovada pela Funarte, a turnê começa em Amparo (28 a 30 de abril), passa por Rio de Janeiro (5 a 7 de maio), Itajubá (12 a 14 de maio) e fecha em Sorocaba (18 a 20 de maio), apresentando três melodramas. A Escrava Isaura é a famosa história que já virou até novela de televisão, enquanto "E o Céu Uniu dois Corações" é considerada a "Romeu e Julieta" do circo-teatro. "São as duas peças que mais conseguimos sucesso", acentua Malhone.

Já "Avental Todo Sujo de Ovo" rompe barreiras ao tratar da temática LGBT. A peça conta a história de Moacir, que sai de casa em busca do sonho de ser artista e, 19 anos depois, retorna como a jovem transexual Indiene. "O assunto é extremamente atual e necessário. Traz a questão da luta e da visibilidade trans, que busca novos espaços fora da marginalidade, da rua. Trouxemos essa questão importante, transpondo-a para a arte, permitindo que a discussão aconteça", pontua o ator Júlio Mello, que interpreta a personagem central deste espetáculo. 


Fonte: JF Assessoria de Imprensa


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 14/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock