Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 12 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Cidade está em estado de risco para surgimento de novos casos de dengue

Notícia publicada em 29/01/2013



Cidade está em estado de risco para surgimento de novos casos de dengue

OCORRÊNCIAS CONFIRMADAS: 23

Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada em janeiro aponta que a infestação do mosquito Aedes aegypti está alta em toda a cidade. Desde o início do ano até o dia 25, já são 23 casos confirmados da doença. A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área da Vigilância em Saúde, divulgou nesta segunda-feira (28), juntamente com o segundo boletim que mostra a situação epidemiológica da dengue no município, o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) feita pela Seção de Controle de Zoonoses neste mês.

Conforme o previsto pela SES no início do ano, o levantamento aponta que a infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, está em estado de risco na maior parte da cidade. A ADL mostra que o índice larvário de seis das nove áreas da cidade, delimitadas pela seção para o planejamento de ações de combate e controle da doença, ficou acima de 3,9 pontos, classificação considerada de risco pelo Ministério da Saúde. O índice geral do município ficou em 4,9.

A ADL tem como objetivo quantificar o número de criadouros do mosquito transmissor da dengue, com a presença de larvas em imóveis da cidade. O estudo é preconizado pelo Ministério da Saúde para os municípios brasileiros considerados prioritários nas ações de combate à dengue. Além disso, a ADL também integra o trabalho de monitoramento realizado pela Prefeitura, para avaliar o risco e direcionar o trabalho de controle do Aedes aegypti em Sorocaba.

NOVOS CASOS - A Vigilância Epidemiológica (VE) confirmou, também na tarde de ontem, 14 novos casos de dengue em Sorocaba. Os diagnósticos positivos foram registrados na cidade entre os dias 19 e 25 deste mês. Assim, em 2013, são 23 casos de dengue confirmados no município - dez autóctones e 13 alóctones (importados).

Ainda de acordo com o boletim da VE, há casos de dengue registrados em praticamente toda a cidade. As regiões que compreendem bairros como o Wanel Ville, Vila Barão, Jardim Simus, Vila Helena, Parque Vitória Régia e Parque das Laranjeiras, por exemplo, são as que concentram o maior número de casos.

A VE informa que todas as ações de controle continuam sendo intensificadas nas regiões que apresentam casos de dengue, para tentar conter o avanço da doença na cidade. A SES pede o apoio da população no combate ao mosquito transmissor: é necessário cada cidadão ficar atento em sua casa e em seu local de trabalho, eliminando todos os materiais que possam acumular água e se tornarem criadouros do Aedes aegypti.

AÇÕES - As equipes gestoras para enfrentamento da dengue, formadas por funcionários das unidades e serviços da rede municipal de saúde, estão se reunindo para avaliação de suas ações. Os encontros entre os grupos, que foram divididos de acordo com a região em que estão instalados (norte, leste e centro-oeste), ocorrem na Escola de Gestão Pública "Dr. José Caetano Graziosi".

Estas reuniões visam atualizar os integrantes das equipes sobre a situação epidemiológica prevista para este ano e envolvê-los no planejamento e execução de ações que favoreçam o diagnóstico precoce da doença e o encaminhamento correto para cada caso de dengue, de acordo com com a classificação de risco e gravidade.  


Fonte: http://www.diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=223682


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 12/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock