Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 12 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Cia. Clássica de Repertório apresenta: Auto dos Anfitriões, neste fim de semana

Notícia publicada em 30/05/2017



Cia. Clássica de Repertório apresenta: Auto dos Anfitriões, neste fim de semana

Apresentações fazem parte do Festival de Teatro Quatro ao Quadrado Evento promove o teatro português em espaços diversificados da cidade

O Festival de Teatro Quatro ao Quadrado dá continuidade a suas apresentações em Sorocaba (SP) com a encenação do Auto dos Anfitriões pela Cia. Clássica de Repertório, no sábado e domingo (4), às 18h, no Teatro Escola Mário Persico, Rua da Penha, 823 – Centro. A entrada é gratuita.

Escrita por Luís de Camões, autor de Os Lusíadas, em 1587, o Auto dos Anfitriões adapta a peça grega “Amphitryon de Plauto”, na qual destaca o poder do amor, que domina até os imortais. Assim, o público é apresentado a figura do Anfitrião, general da cidade de Tebas, que é ludibriado pelo deus Júpiter para deixar sua esposa Alcmena e comandar as legiões contra os inimigos da pátria. Tomado de amor, Júpiter aproveita a ausência do marido para assumir sua aparência e desfrutar dos encantos de Alcmena.

O diretor e encenador, Mário Persico, explica que a peça se trata de uma história bastante conhecida, não apenas na mitologia grega que é de onde ela se origina, mas com versões no mundo inteiro, “até mesmo no Brasil temos na nossa dramaturgia a contribuição de Guilherme Figueiredo que escreveu ‘Deus Dormiu lá em Casa’, que também revisita e recria a história de Alcmena, uma bela grega que seduziu e foi seduzida pelo próprio Júpiter e dessa relação nasceu um dos mais famosos semideuses – Hércules”. Dessa maneira, Auto dos Anfitriões apresenta uma versão rica da história, que reúne belíssimos trechos poéticos com elementos da comédia circense para a concepção de uma montagem contemporânea.

As apresentações acontecem sábado e domingo (4), às 18h, no Teatro Escola Mário Persico, Rua da Penha, 823 – Centro, em Sorocaba. A entrada é gratuita.

Ficha técnica
Encenador: Mário Persico
Elenco: Felipe Dias, Lucas Bertoni, Marcos Felipe Sanson, Matilde Santos, Tiske Reis, Rai Queiroz e Rafael Milbio.

Sobre o Festival
Contemplado com a Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (LINC), o Festival de Teatro Quatro ao Quadrado adapta textos dramatúrgicos portugueses do século XVI para espaços diversificados de encenação. A idealizadora do projeto, Lucila Vieira, explica que a ideia do festival surgiu enquanto pesquisava sua dissertação de mestrado em Letras pela UFBA, quando analisou o legado histórico deixado pelos dramaturgos quinhentistas portugueses para a arte teatral subsequente.

Assim, convidou os encenadores sorocabanos Nanaia de Simas, Carlos Doles, Ricardo Devito e Mário Pérsico, para analisar mais de 100 textos portugueses, selecionando quatro para a adaptação de uma cena teatral contemporânea, priorizando a representatividade do acervo em língua portuguesa. Deste modo, as peças Lamento da Mula, de Anrique da Mota, Auto dos Anfitriões, de Luís de Camões, Auto de Guiomar do Porto e Farsa de Juiz da Beira, de Gil Vicente, ganham a roupagem característica do teatro contemporâneo, mas que preserva as características originais do texto.

O Festival de Teatro Quatro ao Quadrado acontece de 27 de maio a 07 de julho, em Sorocaba.  


Fonte: Assessoria de Imprensa


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 12/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock