Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Fevereiro de 2020

NOTÍCIAS



Chega ao fim a 47ª Semana do Tropeiro

Notícia publicada em 16/06/2014



Chega ao fim a 47ª Semana do Tropeiro

A 47ª Semana do Tropeiro de Sorocaba se encerrou na tarde de ontem, no Museu Histórico Sorocabano (MHC), com a apresentação do grupo Fandango de Chilenas Irmãos Lara, de Capela do Alto. Formado por homens de diferentes gerações, o grupo tocou e dançou canções típicas da cultura tropeira. O evento também fazia parte das comemorações aos 60 anos do MHS e agradou ao público que esteve no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.

O casal Sidnei e Selma Ribeiro veio da cidade de Cotia para trazer o pequeno Pietro, de 2 anos, ao zoológico local. Eles contam que estavam saindo do parque quando viram a apresentação e decidiram ficar mais um pouco. "A gente estava passando para ir embora, mas quisemos ver o grupo", reitera a mãe. Pietro se entusiasmou com a apresentação e tentou copiar os passos, perto do palco. "Ele gosta bastante de dançar", justificou Selma.

De acordo com José Rubens Incao, chefe da divisão de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Sorocaba, além de encerrar a programação da Semana do Tropeiro, o evento de domingo também celebrou o aniversário de 60 anos de história do MHS.

Fandango de Chilenas

O Fandango de Chilenas Irmãos Lara de Capela do Alto tem tudo a ver com a cultura tropeira, observou Incao, e ajuda a contar um pouco da história dos tropeiros do Sul do Brasil por meio da dança. "O grupo só têm homens, que usam as chilenas, que são as esporas sem o denteado", diz. O Fandango de Chilenas é formado desde 1955 pela família Lara e conta com até 18 participantes, divididos entre violeiros, dançarinos e apresentador. Uma das características do fandango é o movimento, que lembra o dia a dia nas estradas e o cotidiano dos tropeiros.

Alguns dos passos executados pelo Fandango de Chilenas são o Pula Sela, que faz referência aos peões pulando das selas de seus cavalos; o Quebra Chifres, que lembra as brigas dos touros; e o Vira Corpo, que representa os cavalos rolando no chão para descansar. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/552724/chega-ao-fim-a-47-semana-do-tropeiro


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/03/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock