Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 03 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Cantata de Natal no Mosteiro agregará todo o elenco da Cantata de Natal na Estação

Notícia publicada em 06/11/2013



Cantata de Natal no Mosteiro agregará todo o elenco da Cantata de Natal na Estação

A V Cantata de Natal no Mosteiro esse ano tem uma novidade: vai agregar todo o elenco da Cantata de Natal na Estação, cuja edição deste ano foi cancelada pela Secretaria de Cultura. O espetáculo será realizado nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro, às 20h30, no prédio do Mosteiro de São Bento. As apresentações serão gratuitas para o público. Outra novidade é que os ensaios dos 60 coralistas que integram a apresentação, e que são realizados aos domingos, das 10h às 12h, no Largo de São Bento, podem ser acompanhados pelo público. Como a Cantata de Natal no Mosteiro dobrou de tamanho, os organizadores pedem apoio e patrocínio para a realização do espetáculo.

Lucio Martini, que ao lado de Fábio Ferraz produz e dirige as cantatas, por meio da Ferratini Produções Culturais, conta que a ideia de unir os coralistas dos dois eventos foi a solução encontrada para dar continuidade ao projeto de formação artística e cultural que realizam há alguns anos, por meio do coral, com crianças e jovens de bairros periféricos da cidade. "Essas crianças e adolescentes estavam muito tristes, lamentando o fato de não poder participar do coral da Cantata de Natal da Estação, que foi cancelada. Então nós os levamos para o evento do Mosteiro", afirmou. "Aliás, esses adolescentes eram crianças quando começaram a participar do evento na Estação, em 2007. Estão com a gente há tempos e sempre esperam ansiosos por essa época do ano."

Lucio, também regente do coral infanto-juventil, lembra que a Cantata de Natal no Mosteiro sempre teve uma essência mais religiosa, não havia um tema específico a ser trabalhado como acontecia nas edições da Cantata de Natal na Estação. No entanto, ele e Fábio estão preparando um trabalho cênico para alguns atores que integram o grande grupo. "Vamos mesclar um pouco de história e religiosidade", adianta o produtor.

Os organizadores estudam ainda se a apresentação terá aquele formato já tradicional e muito esperado pelo público: os coralistas entoando cânticos nas janelas iluminadas do prédio histórico. "Manter isso é nossa ideia, mas estamos analisando tudo porque dobramos o número de participantes no evento. Antes eram umas 30 crianças e adolescentes e agora serão 60, aproximadamente. Isso significa que nosso cuidado triplicou. O Corpo de Bombeiros também está muito rigoroso e então tudo precisa ser analisado", comentou Lucio. "De toda forma, será um espetáculo muito bonito e emocionante", promete.

Vale lembrar que a Ferratini Produções Culturais realiza, desde 2009, a Cantata de Natal no Mosteiro em parceria com a Associação Amigos do Mosteiro, com a apresentação do Coral Infantil composto por aproximadamente 30 crianças. O grupo também produziu de 2007 até 2012, em parceira com a Prefeitura de Sorocaba, a Cantata de Natal na Estação.

Acompanhamento e apoio

Os ensaios do coral da Cantata de Natal no Mosteiro acontecem todos os domingos, das 10h às 12h, no Largo de São Bento, ao lado da Igreja do Mosteiro. O mais interessante é que o público pode acompanhar toda a evolução do grupo - e de quebra ver de perto o sacrifício de todos que a tal empreitada demanda. "Os adolescentes vêm de longe, lá do Vitória Régia, alguns do Parque São Bento. É um trabalho interessante e seria bacana se a população pudesse acompanhar isso de perto", observa Lucio. "Tem muita gente que no dia da apresentação não consegue ver o espetáculo. Aí está uma oportunidade".

Lucio reforça que a Cantata de Natal do Mosteiro sempre foi realizada em parceria com a Associação Amigos do Mosteiro, sem repasse de verba da Prefeitura de Sorocaba. "Tinha um custo menor do que vai ter agora que tivemos a ideia de unir os integrantes das duas cantatas. Então estamos precisando de apoio. Está sendo feito na base da loucura, sem um tostão a mais", frisou. "Alguns pais com melhores condições financeiras têm colaborado trazendo itens de primeira necessidade como lanches, água, papel higiênico. A equipe artística abriu mão do cachê. Vamos reciclar figurinos, vai ser bem simples, mas muito bonito, mas precisamos de verba para som e iluminação. Pedimos apoio a empresários, comerciantes, interessados em ajudar", diz ele, explicando que a estrutura de som, iluminação e palco precisam ser adequadas ao perfil do espetáculo e ao número de participantes.

Quem quiser colaborar com a realização da Cantata de Natal no Mosteiro pode entrar em contato com os produtores pelos telefones (15) 3017-4142 / 99154-1363 ou pelo email lucio@ferratini.com.br.

Cantata na Estação será substituída por Natal na Praça

Conforme já noticiado, a Secretaria da Cultura (Secult) suspendeu a Cantata de Natal na Estação, realizada desde 2007 no prédio da Estação Ferroviária, por motivos de segurança às pessoas e também ao patrimônio histórico, já que o prédio precisa de reforma e restauração. A interferência no trânsito local de acesso ao Centro da cidade, e que se intensifica no mês de dezembro, ainda mais com a inauguração do shopping Pátio Cianê, nos arredores do terminal Santo Antônio, também foi outro motivo elencado pela pasta na época do cancelamento do evento. Em substituição à Cantata de Natal na Estação, a Secult criou outro projeto, o Natal na Praça, evento que será realizado em dezembro na praça Coronel Fernando Prestes.

O Natal na Praça tem abertura prevista para 9 de dezembro. As principais atrações estão agendadas para os dias 19, 20 e 21 de dezembro, quando ocorrerão apresentações da Orquestra Sinfônica e do coral da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec). O investimento calculado para esse projeto tem o valor de R$ 139,5 mil (inclui locação de dois palcos, sistemas de sonorização e iluminação, gerador, acessórios diversos como cadeiras, extintores, banheiros e grades de proteção). Um pregão eletrônico vai definir a empresa que ficará responsável pela execução dos serviços. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/513500/cantata-de-natal-no-mosteiro-agregara-todo-o-elenco-da-cantata-de-natal-na-estacao


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 09/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock