Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Abril de 2021

NOTÍCIAS



Campanha de vacinação imuniza cerca de 24 mil pessoas

Notícia publicada em 02/05/2016



Campanha de vacinação imuniza cerca de 24 mil pessoas

A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), deu início na manhã deste sábado (30) à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, ação conhecida como o “Dia D” de combate à gripe. Até às 14h foram imunizadas 23.794 pessoas que se enquadravam no grupo de risco, entre eles, os idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto). Na UBS do Wanel Ville a vacina acabou por volta das 16 horas. Pacientes que chegaram na unidade foram orientados a procurar as UBSs do Júlio de Mesquita Filho e do Jardim Simus.

Os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, unidades de urgência e emergência (Pronto-Atendimentos – PAs, Pronto-Socorros – PSs, Unidade de Pronto-Atendimento – UPA e Unidades Pré-Hospitalares – UPHs) e UBSs também serão imunizados, mas não precisarão se deslocar até uma UBS, pois receberão a dose da vacina na próxima segunda-feira (02) nos próprios hospitais, enfermarias e clínicas onde atuam.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Fernandes, que esteve na UBS da Vila Fiori, esse é o período adequado para a vacinação. Conforme disse, a queda de temperatura nessa semana é o momento propício à manifestação do vírus da gripe e, por conta disso, é de extrema importância que especialmente os grupos de risco procurem durante toda semana os 31 postos das UBS do município para a imunização.

“Conforme orientação da Secretaria do Estado e do Ministério da Saúde, vamos priorizar, nesse primeiro momento, as pessoas que se enquadram no grupo de risco. A partir do dia 9 as equipes de saúde deverão imunizar também os pacientes que têm algum tipo de doença que priorizem a vacinação. Esses pacientes devem procurar as UBSs mais próximas da suas residências até o dia 20 de maio, apresentando um atestado médico dizendo que devem e estão liberados para tomar a vacina”, explicou.

O secretário ressaltou ainda que, diferente do ano anterior, quando o município atingiu 80% da meta de imunização, e por tudo que tem acontecido no País e vem sendo veiculado na imprensa, acredita-se que esse ano o percentual seja ultrapassado. “Pedimos para que a população tenha calma, pois hoje é o primeiro dia de vacinação. Um dia simbólico que chama “Dia D” de Vacinação, para chamar a atenção que a partir de hoje até o dia 20 de maio todos os grupos de risco poderão ser imunizados. E a meta da Prefeitura de Sorocaba é chegar, se possível, aos 100% da utilização das doses de vacina no município.

Para a aposentada Magali Emília Chocair Kanashiro, 69 anos, a primeira paciente que chegou para receber a vacina na UBS da Vila Fiori, a imunização é de extrema importância para o comabte ao vírus da Influenza, principalmente porque também faz parte do grupo de risco. “Comecei a tomar a vacina quando tinha 58 anos e a partir daí, graças a Deus, eu nunca mais tive gripe e me sinto mais segura” relatou.

Já a estudante Ana Caroline Alves, 14 anos, que está grávida de sete meses, entende que a prevenção não é só pra ela, mas também para proteção do seu bebe. “É essencial, pois estou me prevenindo e consequentemente protegendo a minha filha”, disse.

A moradora do bairro Vila Fiore, Cristiane Gaia estava aguardando chegar a vez de levar a sua filha, Camila Gaia, 1 ano e 10 meses para tomar a vacina. “Nunca atrasei nenhuma das vacinas que a minha filha precisa tomar para se prevenir de doenças, e, essa é mais uma que entendo ser de e extrema importância para a saúde dela”, acentuou.

A SES esclarece que os profissionais que atuarão nas UBSs foram orientados a serem criteriosos na distribuição da vacina, a fim de que não falte doses para a população de risco. As pessoas deverão apresentar cartão de vacinação, documento que comprove a idade ou que confirme a condição clínica.

Quem não tiver o cartão receberá um comprovante de vacina. A Campanha de Vacinação 2016 vai imunuzar a população contra os vírus A/Califórnia (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane


Fonte: Prefeitura de Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 14/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/04/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock