Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Campanha de orientação e detecção de casos de tuberculose começa na segunda

Notícia publicada em 06/03/2014



Campanha de orientação e detecção de casos de tuberculose começa na segunda

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza entre os dias 10 e 21 de março mais uma edição da Campanha de Busca do Sintomático Respiratório, que marca a passagem do Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março. A ação visa orientar a população e detectar novos casos de tuberculose na cidade.

A campanha será realizada em todas as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); nos Pronto Atendimentos (PAs); nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte, Zona Leste e Zona Oeste; no Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same); no Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas) e no Ambulatório de Saúde Mental. O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aparecidinha, os hospitais psiquiátricos e as penitenciárias da cidade também estão participando da iniciativa.

Pessoas que apresentam tosse há duas semanas ou mais devem procurar uma das unidades de saúde participantes da campanha para uma avaliação. O atendimento é gratuito e estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Valquíria Gomes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, explica que a campanha visa examinar as pessoas que apresentam os sinais da doença e assim identificar novos casos em fase inicial de evolução. "Durante o período da campanha, as pessoas que procurarem as unidades de saúde serão convidados a fazer a coleta de escarro. O exame é simples e é necessário para a realização da basciloscopia, que confirma o diagnóstico da tuberculose. O tratamento é gratuito, com antibiótico. Ele interrompe a transmissão para outras pessoas e garante a cura da doença no prazo de seis meses, se seguido corretamente", diz.

Os casos identificados serão encaminhados para acompanhamento e tratamento na Policlínica Municipal de Especialidades, onde funciona o Programa de Controle da Tuberculose, que mantém um trabalho permanente. Além disso, todas as UBSs da cidade estão preparadas para fazer o exame e dar orientações sobre a doença durante o ano todo.


Fonte: http://jornalipanema.com.br/noticias/sorocaba/48048-campanha-de-orientacao-e-deteccao-de-casos-de-tuberculose-comeca-na-segunda


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock