Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Maio de 2019

NOTÍCIAS



Calor muda programação das aulas de educação física nas escolas

Notícia publicada em 13/02/2014



Calor muda programação das aulas de educação física nas escolas

As altas temperaturas registradas em Sorocaba nos últimos dias têm refletido na rotina das escolas públicas e privadas da cidade, que durante as aulas de educação física têm realizado atividades diferenciadas com os alunos, dentro e fora das salas de aula.

A mudança nas aulas de educação física, em dias muito quentes, foi orientada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. "Não há necessidade de suspender as aulas de educação física, mas é indicada a realização de atividades moderadas. Neste contexto, a temática da Copa do Mundo pode ser mais explorada, já que é uma orientação da Secretaria fazer do evento uma oportunidade de aprendizado", afirma Mirna Brandt, da equipe de Educação Física da Coordenadoria de Educação Básica (CGEB) da Secretaria da Educação do Estado. Além das atividades que requerem menos esforço físico dos alunos, a recomendação da Secretaria é de que as crianças utilizem roupas leves, bebam água e líquidos com muita frequência, façam pausas entre as atividades físicas - ainda que moderadas -, e evitem a exposição ao sol.

Maria Aparecida Moura é vice-diretora do Colégio Primeiro Mundo e destaca que as atividades em clima mais light já estão sendo realizadas desde a volta às aulas, no último dia 27. "Orientamos os professores a passar atividades que não exigem muito esforço das crianças, principalmente as mais novas. Na semana passada, como estava muito quente, os professores fizeram rodas de conversa sobre a Copa do Mundo e atividades relacionadas a esse tema". A vice-diretora afirma que a hidratação também é um fator muito importante nos dias mais quentes. "Além de orientarmos os pais a colocarem uma garrafinha com água na mochila dos filhos, pedimos que eles se reidratem constantemente".

A professora de educação física Cíntia Hipólito ressalta que, no verão, todas as atividades passadas aos alunos são lúdicas. "As crianças do primeiro ano do ensino fundamental, por exemplo, não praticam esportes. A proposta é sempre uma brincadeira de roda, cantigas e atividades na piscina. Mas mesmo sendo atividades mais tranquilas, eles se cansam, então a hidratação é obrigatória de 15 em 15 minutos", frisa.

Beatriz Luana Souza de Lima é estudante da 7ª série na Escola Estadual Júlio Bierrenbach Lima, no Jardim Santa Rosália, e comenta que sua turma ainda não substituiu as aulas tradicionais de educação física por outras atividades, mas a quadra coberta ajuda a participar dos esportes no calor. "Eu tenho uma aula teórica em sala de aula e a outra é prática na quadra. Para nos hidratarmos, os professores sempre pedem para trazermos garrafinhas com água de casa", conta.

A adolescente Nathália Oliveira Miranda é aluna da 8ª série na Escola Estadual Professor Ezequiel Machado Nascimento, no Jardim Santa Rosália, e afirma que as aulas de educação física na sua escola permanecem da mesma maneira. "A minha professora passa atividades bem leves quando nós vamos para a quadra, primeiramente fazemos uns exercícios físicos e depois jogamos "queimada" ou atividades desse tipo". Para ela, não há problema em participar das aulas, mesmo com o calor intenso. "A quadra é coberta e bem arejada. Fora isso, tem bebedouro perto", realça.

Da quadra para a piscina. Assim tem sido a rotina das aulas de educação física do colégio Veritas, no Jardim São Paulo. De acordo com a diretora Bárbara Muñoz, o objetivo desse tipo de atividade é promover a integração entre os alunos e professores. "Queremos proporcionar uma semana de volta às aulas agradável para as crianças", explica. Para o professor de educação física Alexandre Paulo Tedesco, as atividades na água vão além de uma simples brincadeira. "Tem aula pra valer. Os pequenos aprendem os princípios e fundamentos da natação durante o período em que ficam na piscina. Só final da aula liberamos para uma brincadeira com espaguetes, por exemplo".

Possibilidade de chuva

A massa de ar quente que atuava sobre Sorocaba perde força e as condições de chuva durante o dia de hoje aumentam. Segundo Fabiana Weykamp, metereologista do Climatempo, ainda vai fazer bastante sol e calor, porém, no período da tarde, nuvens carregadas se formam e ocorrem pancadas de chuva, que podem ser fortes em alguns momentos. O avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, deixa o Estado de São Paulo em uma posição pré-frontal, o que faz com que a temperatura suba. Os termômetros alcançam os 35ºC na cidade nesta quinta-feira.

Amanhã, as condições do tempo não mudam. O sol aparece logo pela manhã e vai fazer bastante calor. Por causa do forte aquecimento e umidade do ar, algumas nuvens conseguem se formar e ocorrem pancadas de chuva no período da tarde. A chuva pode ser mais generalizada e cair em diversas áreas da cidade. A temperatura diminui ligeiramente. Os termômetros podem alcançar os 33ºC.

No sábado, com o avanço da frente fria que vem do Sul do Brasil, a nebulosidade aumenta e pode chover a qualquer hora do dia. Não são descartados riscos de temporais. A temperatura não sobe. Máxima de 30ºC. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/531088/calor-muda-programacao-das-aulas-de-educacao-fisica-nas-escolas


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock