Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Bares acusam queda de 40% no movimento

Notícia publicada em 22/02/2013



Bares acusam queda de 40% no movimento

Proprietários de bares de Sorocaba acusam queda de 40% no movimento dos negócios desde que a lei que os obriga a obter alvará e a adotar normas para funcionar depois da meia-noite entrou em vigor no mês de abril de 2012. Eles também avaliam que já foram dispensados, nesse período, quase 50 garçons como forma de fazer frente à crise. A estimativa foi apresentada ontem pelo presidente do Sindicato do setor, Antônio Francisco Gonçalves, o Botafogo. Ele e empresários estiveram reunidos na Câmara com os vereadores Izídio de Brito (PT) e Marinho Marte (PPS).

Os parlamentares devem protocolar projeto de lei que amplia de agosto para novembro o prazo para que os estabelecimentos se adaptem às exigências previstas na atual legislação. O encontro serviu para que os donos de bares apresentassem reivindicações e fizessem um diagnóstico da situação. Críticas sobre a atuação truculenta de fiscais e à falta de compreensão por parte do poder público da realidade administrada pelos comerciantes pautaram as intervenções.

Entre outros problemas, os empresários reclamaram de que as mudanças não foram suficientemente debatidas e disseram que os argumentos para colocar a medida em prática são "infundados". A crítica foi dirigida ao paralelo feito entre Sorocaba e Diadema, cidade onde, conforme a administração anterior, os índices de violência caíram drasticamente depois que os bares passaram a fechar mais cedo.

"Esse é um absurdo sem tamanho", disparou o produtor cultural Benedito Augusto Oliveira, o Benão. Ele disse que na cidade da Grande São Paulo foi implementado um conjunto de ações do qual o fechamento fez parte. "São realidades distintas. Diadema mudou as políticas públicas, priorizou a educação, deu ênfase para o urbanismo. O horário diferenciado foi, talvez, a menos importante das iniciativas".

Benão lembrou que, num momento em que a indústria do entretenimento cresce e gera divisas, Sorocaba anda na contramão e desestimula o desenvolvimento. "Vivemos hoje numa cidade bastante diferente daquela que há alguns tinha o chamado perfil operário. Naquela época as pessoas diziam que o comércio fechava cedo porque todos tinham de acordar cedo para trabalhar". Ele também lembrou que a restrição compromete a geração de músicos que trabalham à noite. "Temos, hoje, uma geração de artistas formados em Tatuí. Vivemos um bom momento cultural e essa lei só faz atrapalhar".

Os empresários reclamam ainda do que chamam de "tratamento diferenciado" da fiscalização. Relataram que em algumas regiões da cidade os bares funcionam normalmente, mesmo não estando com a situação regularizada. Um dos presentes ao encontro exibiu o vídeo que gravou com o celular, que reproduz a imagem de uma casa localizada na avenida Antonio Carlos Comitre que tocava som alto depois da meia noite. "Perguntei e soube que eles têm uma liminar judicial", disse o empresário.

Os proprietários denunciaram, ainda, a "concorrência" de hipermercados e lojas de conveniência que vendem bebida depois do horário e não são autuadas, porque a lei não prevê a possibilidade. Até padarias que ficam abertas 24 horas estão livre do rigor da lei, acrescentaram. O grupo volta a se reunir na próxima terça-feira na Câmara para dar continuidade à discussão. A proposta é construir uma agenda e buscar a adesão de mais empresas afetadas pela legislação. Izídio e Marinho devem, ainda, cobrar explicações do setor de fiscalização para apurar os excessos cometidos (entre outros, a proprietário de um restaurante contou que numa blitz oito guardas municipais armados e dois fiscais entraram no seu estabelecimento).


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=455804


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock