Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Outubro de 2020

NOTÍCIAS



Autoridades pedem Centro Cultural do Banco do Brasil para Sorocaba

Notícia publicada em 30/03/2013



Autoridades pedem Centro Cultural do Banco do Brasil para Sorocaba

"Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto, vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira".

       Carlos Drummond de Andrade – "Alguma Poesia"

 

O poema acima e outras célebres obras do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) inundaram por algumas horas a vida do público e autoridades, que compareceram na manhã desta quinta-feira (28), ao lançamento da exposição itinerante "Drummond, Testemunho da Experiência Humana" na sala de exposição da Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec).

Ao som do canto lírico dos alunos da Fundec, os presentes puderam conhecer e admirar, por meio de 17 painéis, a vida, as poesias e a trajetória deste que é um dos poetas mais expressivos da Literatura Brasileira.

A vinda da mostra para Sorocaba foi uma iniciativa da Secretaria da Cultura (Secult) e teve o apoio da Secretaria da Educação (Sedu) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e faz parte do 'Projeto Memória', idealizado pela Fundação Banco do Brasil, que leva ao conhecimento do público a história de brasileiros, que contribuíram para a transformação social do Brasil.

O evento contou com as presenças dos secretários da Cultura, José Simões, da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, do secretário de Relações do Trabalho, Luís Alberto Firmino, de Desenvolvimento Econômico Geraldo Almeida, e do secretário de Planejamento e Gestão, Rubens Lara. Também estiveram presentes o gerente de Desenvolvimento do Setor Público do Banco do Brasil, Vagner Carrilho e o presidente da Fundec, Geraldo Ricce.

Em seu discurso, Simões adiantou que outras exposições já estão programadas. "Essa é a primeira exposição de fora que trazemos para Sorocaba nesta nova gestão. Outras duas grandes estão agendadas que é a da CPFL e a do Museu de Língua Portuguesa".

Além disso, Simões afirmou que vai lutar para um Centro Cultural do Banco do Brasil. "Com a exposição de hoje, a exposição sobre Drummond dá o início ao processo junto ao Banco do Brasil para trazermos um Centro Cultural. Sorocaba merece e nós vamos trabalhar para isso", disse.

A secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, afirmou que já existe uma programação junto às escolas municipais para conhecerem a exposição. "Essa será uma oportunidade de divulgação e popularização da história e poesia desse grande brasileiro", falou.

"A exposição vai atingir especialmente os jovens de uma forma simples e impactante porque ela trabalha com imagens junto com os grandes textos do Drummond. Ele ocupa na nossa literatura um lugar singular e merece essa homenagem e nosso apoio", disse o presidente da Fundec, Geraldo Ricce.

Maria Inês Moron Pannunzio, presidente do Fundo Social de Solidariedade, uma das responsáveis pela vinda da mostra e apoiadora da iniciativa de trazer o Centro Cultural do BB, falou da alegria de participar da abertura da exposição. "Drummond, poeta que tanto fez pelo país e seus compatriotas, deixou um legado que expressa a mais pura da arte literária: a poesia", disse e finalizou declamando um dos mais clássicos textos de Drummond, 'José'.

A exposição segue até o dia 7 de abril, de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h30 às 12h e a entrada será gratuita. 


Fonte: Agência Sorocaba - Foto: Gui Urban


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock