Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 22 de Setembro de 2019

NOTÍCIAS



Audiência sobre a Linc reúne cerca de 100 pessoas

Notícia publicada em 14/02/2014



Audiência sobre a Linc reúne cerca de 100 pessoas

Cerca de cem pessoas participaram, na quarta-feira, de uma audiência pública para esclarecimentos do edital 2014 da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba 2014 (Linc). A reunião, coordenada pela secretaria da Cultura (Secult), Jaqueline Gomes da Silva, atraiu artistas, produtores e interessados que, por mais de 2h, ouviram sobre as mudanças realizadas na lei, sua aplicação e as expectativas da Secult para esta edição. "Estou muito confiante", disse a secretária sobre a possibilidade dessas mudanças refletirem em um aumento no número de inscritos, que nunca passou dos 100 por edição, lembrou Jaqueline. Com verba de aproximadamente R$ 800 mil, a previsão é de que consigam atender até 200 projetos.

A palavra do encontro, no entanto, foi a descentralização das ações realizadas com a verba. De acordo com a secretária, a ideia é que um maior número de candidatos proponham a execução dos seus projetos em áreas periféricas. "Precisamos sair do Centro e chegar a cidade como um todo. Descentralizar nossas ações, pois não sabemos o que significa a cidade." Apesar de cobrar essa mudança na postura dos proponentes, a secretária voltou a falar que precisam desenvolver, ainda este ano, um diagnóstico cultural da cidade, para que os artistas tenham essas informações na hora de escreverem os projetos. "Sem dados não se faz esse planejamento. Precisamos desse diagnóstico."

Acompanhada dos funcionários da Secult, Jaqueline pontuou as mudanças realizadas no ano passado como na Comissão de Desenvolvimento Cultural (CDC). Uma das mais comentadas mudanças foi a criação das categorias Primeiros Projetos, que receberá 20% da verba, e a categoria Projetos Experientes, que ficará com 70% da verba.

Outro ponto da explicação foi sobre a contratação de avaliadores peritos (cujo edital está aberto), profissionais que receberão R$ 400 a cada projeto avaliado, montante que será retirado de 10% da verba total. Esse montante, lembrou a secretária, já era utilizado nas demais edições. "Esses 10% só eram usados para comprar armários, pois a cada ano aumentava o número de projetos dentro desses armários", cutucou Jaqueline, lembrando que, assim que assumiu a pasta e também a presidência da Linc, uma das primeiras ações foi fazer circular esses produtos, levando-os para os Vai e Vem e bibliotecas.

Na oportunidade, Jaqueline afirmou que os proponentes terão 12 meses para entregar o projeto, a contar a partir do dia em que a verba for depositada. Segundo ela, a ideia é abrir já o edital de 2015 ainda este ano.

Balanço positivo

Apesar das explicações, muitos presentes manifestaram dúvidas em pontos como documentação, a divisão em categorias, prazos para entrega, e outras questões relacionadas à Linc. As sugestões também foram anotadas e, de acordo com Jaqueline, assim que possível, e se possível, acatadas, como a proposta de mudar, no texto da lei, a necessidade de três orçamentos. A secretária reafirmou que está aberta a sugestões e o que não der certo neste edital, poderá ser alterado.

Após a explanação da secretária, os funcionários da Secult explicaram aos presentes como deverá ser preenchido o formulário guia para a concorrência.

De acordo com os entrevistados, o encontro foi positivo e a expectativa é de que as mudanças melhorem esta edição da Linc. "Estou digerindo as informações, mas acho a Jaqueline muito bem intencionada. Acho que as mudanças foram positivas. Na prática, pode ter coisa que não funcione muito bem, mas ela mostrou abertura para mudanças", falou o ator e diretor Mário Pérsico.

Como Pérsico, o ator Eli André Corrêa também confia na gestão e destaca a iniciativa da secretária. A crítica, no entanto, foi ao próprio público que, segundo ele, não apareceu na audiência pública sobre as mudanças na Linc, mas compareceu em peso na audiência explicativa, e emendou: "acho que a Linc quer ser popular, mas acho que a Linc deveria, também, se descentralizar e realizar reuniões como essas nos bairros, por exemplo", falou, lembrando da distância do local escolhido, a biblioteca municipal, no Alto da Boa Vista.  


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/531318/audiencia-sobre-a-linc-reune-cerca-de-100-pessoas


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 22/09/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/09/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/09/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/09/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/09/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/09/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/09/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock