Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Artista plástico Marcos Amaro expõe obras a partir deste sábado

Notícia publicada em 19/08/2016



Artista plástico Marcos Amaro expõe obras a partir deste sábado

Por meio do olhar crítico e sensível do museólogo Fábio Magalhães, o artista plástico Marcos Amaro revela estar descobrindo diferentes ângulos e possibilidades sobre suas próprias obras. A intimidade poética das doze peças em grande formato, produzidas a partir de lembranças da infância, serão mostradas na exposição Marcos Amaro - Desconstruções e articulações, que será aberta amanhã, às 10h, no galpão do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs). Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até 30 de setembro e pode ser vista de terça a sexta, das 10h às 17h.

Com seis trabalhos inéditos, essa é a primeira exposição da carreira de Amaro montada por um curador convidado. "Para mim tem sido um grande aprendizado. Após muito tempo fazendo minha própria curadoria, essa é uma maneira de eu me desprender do meu trabalho e ter um recorte [da própria produção] visto pelos olhos de um curador e crítico de arte que eu respeito muito", afirma o artista.

O nome da exposição, aliás, foi sugerido por Magalhães ao constatar que o jovem artista de 31 anos de idade "desconstrói os objetos para reordená-los, dotando-os de novos conteúdos". Um dos aspectos recorrentes no trabalho de Amaro é o sentido "ecoestético" que ele imprime nas obras, desenvolvidas fundamentalmente com destroços de fuselagem e equipamentos aeronáuticos de grande e média proporções. "Eu trabalho com acúmulos que vou juntando de diferentes situações e experiências", explica o artista, que é filho do Comandante Rolim Amaro, fundador da companhia aérea TAM.

Segundo Amaro, as desconstruções e articulações desses objetos ganham formas que buscam ressignificar suas próprias lembranças de infância. "As memórias que eu tenho são o substrato do meu processo criativo. O meu pai, por exemplo, faleceu num acidente aeronáutico e eu uso materiais aeronáuticos nas obras para tentar ressignificar essas experiência de modo poético, com leveza", detalha.

Com exposição individual agendada para o mês que vem em Nova York, Amaro já participou de diversas feiras e exposições internacionais como a Art Wynwood e Nina Torres Fine Art Gallery, em Miami, e Art New York, em Nova Iorque; Art Zurich, em Zurique, e Estação da Sé e Conjunto Nacional, em São Paulo.

Reconhecido como empreendedor bem sucedido, o ex-proprietário da rede Óticas Carol conta que hoje se dedica "fundamentalmente às artes plásticas" , mas admite usar as ferramentas do mundo corporativo para alavancar sua carreira no exterior. "Seja como artista ou como empresário eu gosto de pensar que é preciso ter consistência, disciplina e recursos para te colocar no mercado", afirma ele, que mantém um ateliê em Miami e outro em Itu. Neste último, situado dentro da antiga Fábrica São Pedro, no Galpão IV, também funciona a sede da Fundação Marcos Amaro (FMA), que além de guardar coleção com mais de 300 obras de artistas internacionais, recebe exposições e projetos de residência artística.

Na próxima quarta-feira (24), às 19h, Amaro estará no galpão do Macs, para participar de bate-papo gratuito com o público. Na ocasião, o artista vai falar sobre o seu processo criativo e contará curiosidades sobre sua carreira. "Essa oportunidade de diálogo é fundamental para o crescimento. Assim como a curadoria do Fábio Magalhães, será uma possibilidade ver minha obra pelo olhar dos outros", conclui o artista.


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock