Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 20 de Outubro de 2020

NOTÍCIAS



Artesãos podem tirar carteira profissional gratuitamente na Uniten

Notícia publicada em 31/08/2016



Artesãos podem tirar carteira profissional gratuitamente na Uniten

Os artesãos que desejam obter a carteira de profissional podem fazer o requerimento na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten). Até o momento, 907 artesãos de Sorocaba e de outros 23 municípios já solicitaram e receberam a carteira de profissional gratuitamente.

A emissão da carteira é gratuita. Além do cadastramento dos artesãos, os principais serviços prestados pela Sutaco são: comercialização, cursos de qualificação, exportação, parceria com o Banco do Povo Paulista para concessão de microcrédito, orientação jurídica e emissão de Nota Fiscal Eletrônica para venda, exposição, consignação e transporte de peças artesanais.

A parceria, firmada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), veio facilitar a vida dos profissionais na solicitação do documento. Antes, esse serviço era realizado apenas em São Paulo, pela Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert). Agora, tanto o cadastramento quanto a solicitação da carteira são realizados por um funcionário municipal na Uniten.

O funcionário da Sedet, Jorge Alexandre Afeich Filho, agente de cooperação da Sutaco em Sorocaba, explica que para obter a carteira de profissional de artesanato e ter acesso aos serviços prestados pela Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, o artesão deverá demonstrar seu ofício diante do agente local, para que seja avaliado de acordo com as normas estabelecidas na legislação.

Para obter a carteira de artesão, o primeiro passo é agendar dia e hora para a entrevista e avaliação do artesanato produzido. O agendamento deve ser feito pelo telefone (15) 3316.1661 e a entrevista, na Uniten, localizada na Avenida General Osório, 1.840, na Vila Barão.

Na ocasião será feito também o teste de confecção do artesanato. Para isso o artesão deverá trazer, no mínimo, três trabalhos prontos de cada técnica que queira cadastrar, bem como o material necessário para confeccionar uma peça de cada técnica, para o teste.

Caso não seja possível executar a técnica no local da entrevista, o interessado deverá trazer a peça em três fases do processo de confecção, ou seja, uma no início, uma na fase intermediária e uma na fase final, ou ainda fotos e filmes que comprovem a confecção. No entanto, o artesão deverá completar uma das fases na presença do agente, sempre que possível. O agente de cooperação da Sutaco pode ainda solicitar visita técnica ao local de trabalho do artesão, caso necessário. Mais informações pelo site www.sutaco.com.br ou pelo telefone (15) 3316.1661.  


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 20/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock