Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Antirrábica tem baixa procura e só vacina 26% dos animais

Notícia publicada em 24/09/2013



Antirrábica tem baixa procura e só vacina 26% dos animais

A apenas cinco dias do seu fim, a Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano imunizou apenas 24 mil animais, que representam apenas 26,6% da meta da Seção de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Sorocaba, que é de vacinar 90 mil animais - o equivalente a 80% da população felina e canina da cidade. A campanha já dura sete dias (teve início no dia 14 deste mês e não ocorre aos domingos) e os últimos dados contabilizados são de sábado (21). A mudança do local de alguns postos de vacinação é o principal fator apontado pela organização para a baixa procura.

Conforme o veterinário da Zoonoses e responsável pela campanha, José Luís Chiquito Filho, a escolha das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como postos de vacinação é um dos pontos que afetaram a baixa demanda da campanha. "As pessoas não associam as UBSs à saúde animal, e em muitos bairros a imunização era feita em outros locais".

Outra possível causa é o fato da raiva ser uma doença controlada na cidade. "As pessoas pensam na raiva como uma doença que não existe mais, pois não há registros na cidade desde 1993", justifica o veterinário. Ele lembra, porém, que a patologia pode ser transmitida ao homem e não tem cura. "Por isso, é muito importante que as pessoas levem seus animais com mais de três meses para ser imunizados, mesmo aqueles que já foram vacinados em anos anteriores".

A campanha vai até o próximo sábado (28). 66 mil animais terão de ser vacinados para que a campanha atinja a sua meta - o que exige uma média de 13.200 cães e gatos por dia. Até agora, em média 3.430 animais foram imunizados diariamente. Até a próxima sexta-feira (27), a campanha atende das 9h às 16h no Canil Municipal, que fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345. Já no sábado, o atendimento é feito das 9h às 17h nos 31 postos de saúde, exceto as unidades do Éden, Brigadeiro Tobias e Laranjeiras. Nesses bairros, a imunização será feita nos Centros de Educação Infantil (CEI).

A baixa divulgação da campanha também pode ter afetado a procura pela vacinação. A cabeleireira Zilmara de Camargo Campos, moradora do Barcelona, ainda não vacinou a sua cachorra de quatro anos. Ela conta que irá imunizar o animal numa Organização Não-Governamental (ONG) onde ela já faz tratamento. "Sabia que estava ocorrendo a campanha da prefeitura mas não sei onde é o posto de vacinação aqui do bairro".

A estudante Bruna Oliveira, que tem três cachorros, já vacinou o mais velho, de dois anos. "O menor tem apenas quatro meses e só pode receber a vacina ano que vem". O terceiro animal, uma cachorra, está prenha de apenas uma semana e deve ser vacinada daqui uma semana. Bruna também acredita que a campanha não foi bem divulgada. "Muitas pessoas não estão sabendo, pois o local mudou", afirma.

O ano todo

O veterinário Luís Chiquito lembra que as pessoas que não puderem levar seus animais durante o período da campanha para receber a vacinação, podem fazê-lo durante todo o ano no Canil Municipal. "A vacinação pode ser feita em qualquer período, a campanha visa apenas lembrar as pessoas da importância da imunização". Todos os cães e gatos acima de três meses devem receber a dose. Mesmo os animais com cria (prenhos) podem receber a vacinação normalmente, segundo o veterinário da Zoonoses. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/504042/antirrabica-tem-baixa-procura-e-so-vacina-26-dos-animais


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock