Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 12 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Alunos viajam à Alemanha e vivem experiência inesquecível

Notícia publicada em 30/01/2013



Alunos viajam à Alemanha e vivem experiência inesquecível

Bitte, danke shön, entschuldigung!. Para quem não conhece quase nada da língua alemã, pode até ter sido difícil entender o que significam essas palavras, ou até para pronunciar deve ser complicado. Em português, essas palavras correspondem às expressões "por favor", "muito obrigado" e "desculpas" ou "com licença", respectivamente, que são indispensáveis em todas as culturas e línguas. E essas foram exatamente as expressões mais utilizadas por um grupo de nove alunos da rede estadual de ensino de Sorocaba que, ao demonstrarem uma ótima familiaridade com a língua alemã em um concurso, ganharam a oportunidade de passar três semanas na cidade de Munique, na Alemanha, em janeiro.

De acordo com os estudantes, que são alunos dos cursos gratuitos de línguas oferecidos nas unidades dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) de Sorocaba, mantidos pelo governo do Estado, a experiência de passar esse tempo em terras alemãs foi inesquecível e o que eles mais guardaram foi o fato de os alemães serem pessoas extremamente educadas, o que justifica a grande utilização das expressões "bitte", "danke shön" e "entschuldigung".

A reportagem conversou com quatro desses nove alunos que foram até a Alemanha. Alana Myrella de Oliveira, de 15 anos, Micaela Moura, 17, Igor Diniz, 16, e Lincoln Gonçalves, 15, saíram no dia 5 de janeiro rumo a sua primeira viagem ao exterior. E o melhor, todos os custos foram inteiramente bancados pela empresa alemã Giesecke & Devrient-Stiftung, em parceria com o Goethe Institut, dentro de um concurso realizado pela editora Taschen e a Secretaria de Estado da Educação, em comemoração aos 200 anos da coletânea "Contos de Fadas dos Irmãos Grimm".

Os alunos, que contaram com a sua habilidade na língua alemã, além da vontade de ganhar uma bolsa de estudos de três semanas no exterior, contam que tiveram de estimular a sua criatividade e mostrar que sabem bastante de alemão, para então adaptar o conto dos irmãos Grimm, "Os Músicos de Bremmen", para a língua germânica e ainda trazê-lo para a cultura brasileira contemporânea. "Foi difícil escrever, porque é muito complicado descrever a cultura brasileira como um todo em um conto só", relata Micaela.

Micaela, Alana, Igor e Lincoln fizeram parte do mesmo grupo, que contava com 28 pessoas, porém, por meio de avaliações individuais de habilidade na língua alemã, somente nove tiveram a oportunidade de sair do País por três semanas. Eles nem se conheciam direito antes de partirem para essa viagem, com fins educacionais, mas agora depois do retorno - que aconteceu no último domingo, 27 de janeiro - a amizade entre os intercambistas pode ser percebida pelo entusiasmo ao contarem, juntos, tudo o que viram e aprenderam na Alemanha.

Segundo os estudantes, a viagem, apesar de bastante divertida, foi também bem corrida, já que havia uma programação extensa a ser seguida por eles todos os dias. De manhã, os intercambistas acordavam às 7h e já iam para o curso de alemão, oferecido pelo Goethe Institut. Já à tarde e à noite eram levados pelos monitores para conhecer os pontos turísticos de Munique e outras cidades alemãs, como Berlim, além de terem a oportunidade de assistirem a filmes e peças de teatro. Dentro de tudo isso, eles aproveitavam para aprimorar o seu conhecimento em alemão, durante conversas com os nativos daquele país. "Nós aprendemos muito mais lá do que com as aulas, porque não tinha jeito, a gente tinha que falar alemão em todo o tempo", diz Micaela.

Educação em primeiro lugar

O jovem Igor afirma que, durante todos esses passeios e a estadia na Alemanha, o que ficou mais em evidência foi a forma educada com que os alemães tratam as pessoas. Por isso, as expressões que significam "por favor", "muito obrigado" e "desculpas" ou "com licença", foram as mais utilizadas por eles nessas três semanas em que durou o intercâmbio. "Quando você esbarrava em alguém, tinha que falar na hora "entschuldigung", porque senão a pessoa ficava brava com você", destaca.

Mas como sempre acontece com todos os intercambistas, aparecem palavras que os estudantes não sabiam durante conversas com os alemães, ou então os nativos falavam muito rápido, por isso outra expressão também ficou entre as mais faladas por eles: "wie bitte", que significa "repete, por favor". "A gente ficou no sul da Alemanha e lá a pronúncia deles é diferente da padrão, que aprendemos na escola, por isso muitas vezes a gente não entendia nada o que eles falavam", relata Lincoln.

A oportunidade de conviver mais com os alemães também foi garantida por eles terem passado um final de semana em casas de famílias alemãs. Nos outros dias ficaram hospedados em um hotel.

Concurso

O concurso, ocorrido no ano passado, enviou dez alunos de escolas estaduais de Sorocaba e Carapicuíba, na Grande São Paulo, para a cidade de Munique, na Alemanha. Eles foram os vencedores do concurso literário "Es war einmal in Brasilien" ("Era uma vez no Brasil") em comemoração ao 200° aniversário da divulgação da coletânea "Contos de Fadas dos Irmãos Grimm", da editora Taschen. Como critério para participar do concurso, os alunos dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) da rede estadual nos municípios de Sorocaba e Carapicuíba precisavam atingir notas nos níveis "sehr gut" (muito bom) e "gut" (bom) nas provas de proficiência Fit in Deutsch 1 e Fit in Deutsch 2, além de estar no nível de proficiência A2 e ter até 17 anos de idade.

As bolsas de estudos foram concedidas pela empresa alemã Giesecke & Devrient-Stiftung em parceria com o Goethe Institut. Todos os custos da viagem, como passagens, hospedagem e alimentação, estavam inclusos.

Centros de Estudos de Línguas atendem 2.113

O Centro de Estudos de Línguas (CEL), do governo estadual, possui duas unidades em funcionamento em Sorocaba. Juntas elas atendem 2.113 alunos da rede estadual de ensino, oferecendo cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês. Os CELs sorocabanos funcionam nas Escolas Estaduais Antonio Padilha, no centro da cidade, e Júlio Prestes de Albuquerque, o "Estadão", na Vila Augusta. O CEL da escola do Centro funciona desde 2001 e atende atualmente 1.295 alunos. Já o CEL do "Estadão" está em funcionamento desde 2009 e oferece cursos para 818 alunos.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Educação, o objetivo dos Centros de Estudos de Línguas é proporcionar ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Os CELs são voltados somente a estudantes da rede estadual, que estejam matriculados no ensino fundamental e ensino médio. Para se cadastrarem, os interessados ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de 18 anos, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos com cópia da carteira de identidade (RG) e declaração de matrícula da escola de origem. Os cursos são ministrados por professores diplomados e possuem seis módulos semestrais, com duração de três anos. A exceção é o curso de inglês, que dura um ano. Ao término de cada curso o aluno recebe o certificado de conclusão.

Em todo o Estado, a Secretaria contabiliza 226 CELs em funcionamento. Os cursos gratuitos oferecidos nas línguas espanhola, italiana, francesa, alemã e japonesa são voltados a estudantes a partir do 7º ano do ensino fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já o curso de inglês é voltado somente aos estudantes do ensino médio. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=450865


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 12/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock