Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Alunos representam Sorocaba em Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

Notícia publicada em 24/10/2013



Alunos representam Sorocaba em Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

O resultado da reação de uma porção de bicarbonato de sódio em contato com vinagre vai levar Sorocaba a Barra do Piraí (RJ). Entre os dias 28 e 31 de outubro, os estudantes Beatriz Cassar Soares, de 16 anos, Luís Augusto Gonçalves Queiroga e Leonardo Matheus Silva Tejon, ambos de 15 anos, representam o município na V Jornada de Foguetes, da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), ligada ao Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Produzido sob a orientação e apoio dos professores Vânia Regina Almeida, de Ciências e Química, e Edvaldo Gonçalves Barbosa, de Física, da Escola Municipal "Leonor Pinto Thomaz", o foguete sorocabano obteve a terceira melhor classificação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada em maio deste ano, atingindo 135 metros de distância. O equipamento, segundo o professor Edvaldo, competiu com mais de 1.200 foguetes de todo o Brasil. Desta vez, no evento que acontecerá num hotel fazenda dotado de pista de pouso para pequenos aviões, serão 40 equipes na disputa pelas melhores colocações.

Fabricado a partir de garrafas pet, pedaços de lousa, bola de bexiga e areia, além de usar barbantes e dispositivos de segurança em metal, o foguete sorocabano pretende atingir uma nova marca de percurso. Treinando pelo menos três vezes por semana no Centro Esportivo da Vila Gabriel, a equipe vai adaptando substâncias, testando inclinações e materiais para um melhor desempenho. Um exemplo foi a adição de mais uma folha de papel higiênico no involucro de bicarbonato.

"Com apenas uma folha a reação ocorria muito rapidamente", justificou a professora Vânia Almeida para quem, este tipo de experimento e vivência, vai marcar a história estudantil dos adolescentes. "A prática daquilo que aprendem em sala de aula estabelece um outro grau de conhecimento. Isso eles nunca vão esquecer", assegurou.

Para a apresentação na Jornada de Foguetes, o exemplar dos alunos da "Leonor" será customizado e vai ganhar uma nova aparência. Isso, porque, além da distância, também serão avaliados quesitos como originalidade estética e construção de base de lançamento. A ideia, segundo os estudantes é levar pelo menos três foguetes, com pelo menos um diferente, privilegiando as melhores marcas registradas nos testes.


Fonte: http://agencia.prefeiturasorocaba.com.br/noticia/26662/


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock