Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Novembro de 2017

NOTÍCIAS


Advogado alerta para direitos do consumidor ao comprar na Black Friday

Notícia publicada em 14/11/2017



Advogado alerta para direitos do consumidor ao comprar na Black Friday

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, a Black Friday vai movimentar 2,2 bilhões de reais em 2017 no Brasil, só em compras pela internet; o que representa um crescimento de 15 a 20% se comparado ao ano passado, quando o faturamento foi de 1,9 bilhão. Isso significa que mais brasileiros vão aproveitar os descontos do dia 24 de novembro, mas será que os consumidores sabem quais cuidados tomar para não cair em uma fraude?

De acordo com Plauto Holtz, advogado especializado em Direito do Consumidor da Holtz e Associados, antes de tudo é preciso checar a idoneidade do site e até mesmo da loja física. “A reputação pode ser conferida nos comentários de outros consumidores, como por exemplo, se o produto é de boa qualidade, se a empresa entrega no prazo combinado, etc.”, explica.

O próprio brasileiro costuma fazer trocadilhos com a data, conhecida também como “Black Fraude”, ou quando diz que está tudo sendo vendido pela metade do dobro. Plauto explica que o consumidor pode reagir legalmente à essas situações: “Antes do dia das ofertas, é recomendável arquivar (‘printar’) a tela da oferta para fazer um comparativo. Se no dia houve sim um desconto verdadeiro ou a ‘maquiagem’ de preço. Se houver essa situação, deve denunciar no PROCON e entrar com uma ação na justiça para obrigar a empresa a cumprir a venda com aplicação do desconto sobre o preço antigo”, ressalta.

Esse tipo de atitude é importante. Denunciar e ingressar com ações no Judiciário podem fazer com que a Black Friday seja levada a sério no País. “Infelizmente a Black Friday aqui no Brasil está banalizada pelo meio empresarial. A diferença com relação aos Estados Unidos, é que lá qualquer fraude contra o consumidor é punida severamente pelo Judiciário. Fato que não ocorre aqui”.

Para Plauto, casos de fraude criam uma frustração no consumidor, o que pode gerar um dano moral, uma sensação de ter sido enganado, por isso, todo cuidado é necessário.

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock