Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 12 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Acerte as contas com o leão a partir de sexta

Notícia publicada em 28/02/2013



Acerte as contas com o leão a partir de sexta

A Receita Federal em Sorocaba espera receber 370 mil declarações a partir desta sexta-feira, quando inicia o envio da declaração de IR (Imposto de Renda) 2013, ano calendário 2012. O prazo é até 30 de abril.

O programa do IR está disponível desde o início da semana. Vale lembrar, que o Receitanet deve ser atualizado para conseguir enviar os dados.

Segundo o supervisor do PIR (Programa do Imposto de Renda), Edson Gonzales da Rocha, a expectativa é o aumento de 5% de declarações, em comparação com o ano anterior. “Ainda não há estimativa do valor da restituição que será pago a partir de junho”, informa.

Toda pessoa física residente no Brasil e com rendimentos tributáveis anual acima de R$ 24.556,65 devem declarar.

A novidade este ano é que é possível importar os dados da declaração passada. Existem dois modelos para declarar o IR: simplificada e completo.

A simplificada permite que deduza, sem necessidade de comprovação, o desconto de até 20% do rendimento. A dedução é limitada no valor de R$ 14.542,60. No completo, as deduções têm de ser maiores que este valor. “O programa digital mostra qual é o modelo que vale mais a pena. Depois de escolhida a opção, pode apenas mudar até o prazo final da declaração”, diz Edson.

Colabore/ O contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para isso, deve informar o CNPJ da entidade participante. O valor não é descontado do declarante, pois 6% do valor do imposto devido são para as deduções de incentivo. No momento da declaração, o contribuinte deve gerar dois Darfs (Documento de arrecadação Federal), um será para o Fundo e o outro do total devido.

Cuidado com o leão/ No ano passado foram entregues na região de Sorocaba 368.613 declarações. Destas, 8.300 caíram na malha fina.
Conforme o supervisor do PIR, a maioria das declarações que estavam em malha já foram liberadas e o restante autuada.

A pessoa retida tem de pagar o imposto e pode ter a restituição reduzida.

O contribuinte que encontra-se nestas condições, mas não recebeu a intimação da Receita Federal, deve retificar a declaração no próprio site do órgão. Basta consultar o extrato da declaração e ver por qual motivo está na malha fina. “Caso não apareça erros, a pessoa deve entrar com pedido de antecipação da malha. Para isso, é preciso agendar na unidade da Receita e levar os seus documentos”, explica o supervisor.

Baixe o programa

A Receita Federal já liberou o programa do Imposto de Renda2013/ano calendário 2012 para download. Para instalar o aplicativo no computador, o contribuinte deve entrar na página da Receita na internet, no www.receita.fazenda.gov.br, clicar no ícone IRPF 2013 e baixar o programa. A declaração pode ser entregue pela internet ou por disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Não haverá entrega por formulário de papel. O contribuinte pode escolher declarar pelo modelo completo ou simplificado. No simplificado, é aplicado o desconto padrão de 20% (independente dos gastos com saúde e educação, valores dedutíveis). Idosos acima de 60 anos e portadores de doenças graves são os primeiros a serem restituídos, quando esse é o caso. Em 2014, Receita vai preenchera sua declaração.

Este deverá ser o último ano de apresentação da declaração do IRPF no modelo simplificado. Em 2014, a Receita Federal dará uma mãozinha para facilitar a vida dos contribuintes e a declaração de quem tem apenas uma fonte de renda será preenchida pelo órgão. O próprio Fisco vai fazer as contas pela pessoa, pois já tem um cruzamento das informações do contribuinte. Atualmente, o programa espera o contribuinte informar os rendimentos para depois cruzar esses dados.

No ano que vem isso será automático, mas o contribuinte poderá corrigir essas informações ou optar pelo modelo de declaração co m p l e to.

Disquete
Cerca de 25 milhões de declarações foram feitas ano passado no país. Apenas 1.200 foram entregues em disquete.

Orientação sobre IR
O Espaço Empreendedor, na avenida Afonso Vergueiro, 1.927, está dando orientações sobre as obrigações com a declaração do IR para micro-empresários. Mais informações pelo telefone (15) 3202-9152.

52
municípios são atendidos pela delegacia regional da Receita Federal


Fonte: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/45224/Acerte+as+contas+com+o+leao+a+partir+de+sexta


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 12/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock