Guia Portal Sorocaba.com
Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com
Cadastre aqui sua empresa ou negócio!
Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com
Cadastre aqui sua empresa ou negócio!
Sorocaba, 20 de Janeiro de 2021
Notícia publicada em 28/06/2013
A ação judicial que pode levar os consumidores de água a receberem créditos em suas contas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba deve ser julgada em cerca de um mês. Essa é a intenção do juiz da Vara da Fazenda Pública, José Eduardo Marcondes Machado. Ele concedeu ao Saae o prazo de cinco dias para se manifestar sobre a versão do Ministério Público (MP), que os créditos concedidos nas contas aos consumidores foram insuficientes para cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Na edição de ontem, o jornal Cruzeiro do Sul publicou que a ação estava parada na Justiça, o que levou o juiz Marcondes Machado à iniciativa de se pronunciar afirmando que o atraso deu-se por conta do recadastramento dos processos. Também declarou que em maio uma funcionária do Saae foi até o Fórum, pediu para ver o processo, mas como ela não é advogada, não pode considerar que o Saae tenha sido intimado formalmente. Por conta da reportagem o Saae foi notificado ontem.
O juiz da Fazenda Pública explicou que no dia 28 de janeiro despachou para que o Saae fosse intimado a se manifestar, intimação que deixou de ocorrer. Marcondes Machado determinou que a ciência ao Saae fosse feita por meio de publicação no Diário de Justiça Eletrônico da Imprensa Judicial, justamente para agilizar, no entanto ocorreu uma demora burocrática que levou o processo ficar no cartório. Segundo o juiz Machado Marcondes, isso ocorreu porque todos os processos precisaram ser recadastrados no Sistema de Automação da Justiça (SAJ), possibilitando o acesso pela internet por qualquer cidadão, mediante o número do processo.
Tais inserções no SAJ levaram o Fórum de Sorocaba a ficar fechado para o atendimento ao público durante duas semanas do mês de abril, para que o pessoal dos cartórios se dedicasse a tal trabalho. Atualmente há 220 mil execuções fiscais e outros 10 mil processos relativos ao município ou estado na Vara da Fazenda Pública. "Imagina a demora que foi cadastrar processo por processo", comentou o juiz.
O representante do Ministério Público, Orlando Bastos Filho pediu à Justiça que execute o Saae para devolver mais R$ 33,5 milhões aos consumidores da cidade, pois entende que os R$ 3,5 milhões deduzidos das contas como crédito não foram suficientes para o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e o Saae, homologado em abril de 2010, depois que o promotor ter entendido que a forma de cobrança era ilegal. As restituições ocorreram entre julho de 2009 e dezembro de 2010, mas segundo o promotor, o sistema de cálculo utilizado para a devolução foi divergente da cobrança, o que teria levado à restituição que ele considera insuficiente.
Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=482889
O Marketing Digital pode mudar sua vida
13/03/2019
Nenhum evento cadastrado neste dia.
Nenhum evento cadastrado neste dia.
Nenhum evento cadastrado neste dia.
Nenhum evento cadastrado neste dia.
Nenhum evento cadastrado neste dia.
Nenhum evento cadastrado neste dia.
Nenhum evento cadastrado neste dia.