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Sorocaba, 10 de Agosto de 2020

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Ação com pais de crianças será permanente no programa Todos Pelo Brincar

Notícia publicada em 18/02/2015



Ação com pais de crianças será permanente no programa Todos Pelo Brincar

O programa “Todos Pelo Brincar”, que consiste no atendimento de crianças de 0 a 3 anos durante o período de férias escolares, superou as expectativas tanto do público quanto dos organizadores este ano e a nova fórmula será mantida na edição 2016. A novidade na ação, promovida entre janeiro e fevereiro em 17 creches polos, que atendeu a 507 crianças, foi que pela primeira vez foram realizadas atividades também para os familiares das crianças atendidas pelo programa.

O programa “Todos Pelo Brincar”, que consiste no atendimento de crianças de 0 a 3 anos durante o período de férias escolares, superou as expectativas tanto do público quanto dos organizadores este ano e a nova fórmula será mantida na edição 2016. A novidade na ação, promovida entre janeiro e fevereiro em 17 creches polos, que atendeu a 507 crianças, foi que pela primeira vez foram realizadas atividades também para os familiares das crianças atendidas pelo programa.

Também inédita foi a parceria entre a Secretaria de Educação (Sedu) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) na realização do programa, a contemplar plenamente o que estipula a legislação. Antes, somente a Sedu era a responsável. “Embora aconteça nas escolas desde 2011, sempre das 7h às 17h, é mais uma ação social do que educativa, pois não consta no calendário escolar”, explica Edneia Maria Facci dos Santos, uma das coordenadoras no programa.

Pelo programa, neste ano foram desenvolvidas atividades de acolhimento, cuidado e brincadeiras com as crianças. “O eixo mais explorado foi a brincadeira associada ao cuidar e educar. Além da recreação, as crianças tiveram experiências reais de convivência, além dos cuidados básicos já oferecidos nas creches”, frisa Edneia.

Ao todo, 856 crianças foram inscritas no programa, cujo atendimento se encerrou no último dia 3 de fevereiro. “É um público flutuante, pois não são todos os inscritos que participam diariamente”, diz Edneia. Em média, o número de atendimentos por dia foi de 450, complementou Elaine Cristina Nochelli Braz, coordenadora de desenvolvimento na Sedes e que também está à frente do programa Todos pelo Brincar.

Pais

Em todos os polos, os pais das crianças atendidas puderam participar de palestras informativas realizadas pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Sedes, Sedu, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e da Policlínica. “Uma ideia, ainda em fase inicial, é oferecer essas mesmas palestras ao longo do ano nas unidades, durante as reuniões de pais”, adiantou Elaine, ressaltando que tais ações já são práticas em algumas unidades de rede.

A diarista Patrícia dos Santos Silveira, 40 anos, participou de todas as palestras oferecidas no Centro de Educação Infantil “Menino Jesus” (CEI-76), onde seu filho Ricardo, de 3 anos, é assistido. Ela aprovou a atuação direcionada também aos pais na unidade. “Assim participamos mais de perto do desenvolvimento de nossas crianças na unidade, recebendo uma boa orientação”. Ela ainda elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe do programa. “São pessoas capacitadas. Sabem muito bem o que estão fazendo e como fazer”.

Já Edileine Franco Ribeiro é mãe do aluno Lorenzo, atendido no CEI-69 “Ester Bueno de Camargo”. Ela fez questão de enviar uma carta à coordenação do programa para parabenizar pela organização. Nela, Edileine aponta que “Lorenzo foi muito bem recebido e adorei as tias que cuidaram dele. O ambiente é muito bom e os horários ótimos”, diz. “É um trabalho que deve continuar, pois, nós pais, que precisamos trabalhar, ficamos mais tranquilos por saber que deixamos nossos filhos em um lugar seguro”, finaliza.

Quanto às novidades na implementação do “Todos pelo Brincar” este ano, a funcionária da Sedu admite que, de início, houve certa apreensão com a implantação da nova formatação, sobretudo na atuação conjunta das duas secretarias, mas que tudo fluiu tranquilamente. O atendimento foi feito por pessoas contratadas pela Prefeitura e que receberam treinamento por dois dias, com profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social. Edneia pontuou que a equipe do programa segue um manual de procedimentos e orientações para oferecer um atendimento seguro e de qualidade às crianças. “A ideia é aperfeiçoar cada vez mais o programa. Então, pode ser que na próxima edição tenha ainda mais novidades”, finaliza Edneia.

A ação em 2015 foi promovida nos CEIs 27, 48, 58, 62, 64, 69, 72, 76, 77, 83, 86, 87, 89, 90, 98, 101 e 107.


Fonte: Jornal Ipanema


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