Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



3ª edição do Megaplantio reúne centenas de pessoas

Notícia publicada em 10/12/2012



3ª edição do Megaplantio reúne centenas de pessoas

Trinta mil mudas de mais de 100 espécies nativas e frutíferas foram preparadas para serem plantadas ontem no Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, localizado próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba, na região norte de Sorocaba. A escolha do local para ser o último Megaplantio do atual governo foi estratégica. "A área de 14 mil metros quadrados está ao redor do Parque Tecnológico, está cercada de eucaliptos e chegou a ser usada como área de descarte de material de construção.

Agora estamos recuperando o espaço graças a um plano de manejo", ressaltou Jussara de Lima Carvalho, secretária de Meio Ambiente (Sema). Para o Megaplantio de ontem foram selecionadas espécies de plantas nativas como aroeira-salsa, aroeira-pimenteira, jequitibá-branco, jequitibá-rosa, canafístula, angico, ipê-amarelo, ipê-roxo, gabiroba e goiaba.

A exemplo do que foi feito no Megaplantio de 100 mil mudas no mês de março deste ano, num trecho da avenida Itavuvu que dá acesso ao Parque Tecnológico, a Sema se apropriou de um método japonês de desenvolvimento de mudas, o mesmo utilizado no plantio de 80 mil mudas na fábrica Toyota, em outubro do ano passado (elaborado pelo biólogo japonês Miyawaki, esse método permite o crescimento de florestas em 10 ou 20 anos porque tem origem numa seleção de raízes mais fortes). "Fizemos uma adaptação desse método que permite que a planta se desenvolva e cresça com maior rapidez. Quem puder observar o plantio às margens da ciclovia da avenida Itavuvu, por exemplo, vai se surpreender com o tamanho das árvores plantadas em março desse ano", afirmou.

Até ontem não havia uma estimativa do número de público participante do Megaplantio. Segundo Jussara, 700 pessoas se inscreveram para participar do evento. "Mas é comum alguns participantes virem ao local sem fazer inscrição. Como o evento ocorre por toda manhã, ainda não sabemos dizer quantos participaram", explicou. Por conta de ser ano eleitoral, emendou a secretária, não foi possível fazer uma ampla divulgação dessa ação, no entanto, por ser um local muito distante, Jussara considerou como positiva a participação do público.

Rescaldo

É comum, em plantios como esses em que há a participação da comunidade, acontecer o que é chamado de rescaldo, ou seja, mudas que não foram plantadas porque não houve tempo hábil ou mão-de-obra suficiente, como aconteceu em março, quando 40% das 100 mil mudas do megaplantio não foram plantadas no mesmo dia do evento. "Mas sempre, um dia após o plantio, uma equipe especializada da Sema faz uma ação de reconhecimento da área com objetivo de verificar dois aspectos. Primeiro, para ver se as plantas foram plantadas corretamente.

Segundo, para plantar as mudas que não foram colocadas nos berços de terra". No caso desse plantio de ontem, as mudas sobressalentes serão plantadas naquela mesma área. "Tem gente que pede as mudas para levar para casa, mas não podemos dar porque isso é tudo contado. Por isso, dessa vez, foi colocado um estande de doação de mudas, para atender essas pessoas que querem levar para casa uma espécie de planta", informou Jussara

Com essa ação de ontem, a Prefeitura completa o plantio de 482.478 mudas de árvores e Jussara reforça que a meta da Sema de atingir um plantio de 500 mil mudas do Plano de Arborização Urbana será atingida. "Na verdade vamos passar desse número porque nesse final de ano a Toyota vai fazer mais um plantio interno de 55 mil mudas e a Ong Pé de Planta, pediu para a secretaria mais 8 mil mudas", comemorou a secretária.

Significado

Para o prefeito Vitor Lippi, os Megaplantios realizados em Sorocaba geraram uma questão que ele chama de promoção de atividade educadora. "Cidadania é participação. É ter direitos e deveres e entre esses deveres se inclui o cuidado com o meio ambiente, com a sustentabilidade", comentou. "Existe um significado muito importante quando se vê as pessoas vindo de longe para participar de um ato de cuidado com sua cidade. Isso é algo duradouro e cultural em Sorocaba".

O conceito de um planejamento integrado é o que se sobressai nesses projetos, como avalia o prefeito. "Veja bem, essas mudas não foram compradas de outros lugar. São daqui mesmo. Durante as podas foram coletadas sementes que foram levadas aos cuidados dos jovens infratores. As mudas foram produzidas e cuidadas no sistema prisional". As mudas são produzidas nos viveiros das Penitenciárias ""Dr. Danilo Pinheiro"", no Mineirão, e ""Dr. Antônio Souza Netto"", em Aparecidinha; também no Parque Natural Chico Mendes, na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Nais), lembrou. "Por fim, são plantadas com o apoio da própria população. Não é à toa que a gente fica em destaque nacional e internacional nesses projetos".

A coletividade e a inclusão na questão ambiental terá sequência em Sorocaba, segundo Lippi. "É um trabalho perene e que terá continuidade no novo governo". Antonio Carlos Pannunzio, questionado sobre esse tema durante a cerimônia de posse da nova diretoria da ASI, disse: "Você vê essas tantas árvores plantadas na cidade? Essa é uma tradição que terá continuidade", garantiu o prefeito eleito.

Cada árvore, uma história para as futuras gerações

Assim se pode resumir o que é, em termos de significado social, o Megaplantio em Sorocaba. "Eu quis vir porque gosto da natureza e me preocupo com ela. Quero colaborar com minha parte", comentou Sabrina França Cordeiro, de 17 anos, estudante que decidiu ir sozinha participar pela segunda vez de um megaplantio.

A costureira Janaina Cristina Silveira Rodrigues, 29, saiu do Parque Esmeralda rumo ao local do Megaplantio com o futuro no pensamento e na filha Raíssa, que ainda nem nasceu. "Estou grávida de seis meses e estou pensando no que o nosso mundo vai deixar para ela", disse ao lado do marido, Rogério Rodrigues, 26, que ajudou a esposa no recorte do plástico que envolve a muda.

Quem também sonha com um mundo melhor foi o vendedor de 47 anos, Jonas Fernandes. Com o filho de 14 anos, João Gabriel Fernandes, ele saiu do Jardim Rodrigo e percorreu uma longa distância por acreditar que a preservação do meio ambiente está nas mãos de todos. "Temos essa consciência em casa. Meus filho mesmo pensa muito nessa questão e disse que plantaríamos árvores para compensar o combustível gasto para chegar até aqui". Juntos, pai e filho plantaram mais de 15 mudas. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=439965


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock